Pinta, mancha ou verruga - você sabe a diferença?

Descubra a diferença de cada marca na sua pele
marcas na pele

foto: iStock/© iVangelos

Pintinhas, sardas, manchas na pele, verruga... são tantas marquinhas no corpo que nem sempre a gente sabe diferenciar uma da outra. Para esclarecer as diferenças entre elas, veja a seguir e tire suas dúvidas!

Pintas

Como diferenciar pintas de manchas? Você deve analisar, principalmente, cor e textura da marca. As pintas costumam ser bem mais escuras, amarronzadas, e geralmente com um relevo, ou seja, dá pra você sentir a textura diferente sobre a pele. As pintas também podem mudar de formato e tamanho, mas a maioria das pintas não apresenta perigo. Só que é sempre bom estar de olho nelas!


Manchas

Também chamadas de sardas, essas manchas na pele são lesões em placa, que adquirem forma contínua e possuem tamanho maior em relação às pintas. Geralmente as manchas aparecem em locais mais expostos à radiação do sol, como no colo ou no rosto, por exemplo, principalmente na pele desprotegida de filtro solar.

Verrugas

Já as verrugas são bem mais salientes e incômodas. Ocorrem pela ação de um vírus, podendo até ser contagioso, mas não tem chances de virar um tumor. O recomendado por especialistas é retirá-las com tratamentos específicos. 

Saiba tudo sobre depilação! Juliana Goes conversa com a dermatologista Irina Afonso para te explicar mais sobre a remoção dos pelos. Vem ver!  

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: cuidados com a pele