Dicas para proteger a pele dos efeitos do sol

Aproveite o verão sem se descuidar da pele
pele-sol

Foto - Shutterstock

O verão já começou e, para aproveitá-lo com saúde é preciso prestar atenção em alguns cuidados com a pele. Não usar protetor solar, ou usar o filtro da maneira errada é o maior dos erros. Segundo a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, diretora da Clínica da Pele Annia Lourenço, o filtro deve ser utilizado, no mínimo, 15 minutos antes da exposição solar, pois o produto precisa de um tempo para ter aderência adequada na pele.


Confira mais dicas da especialista:

Fuja do bronzeado

Se a pele ficar mais escura, isso significa que o protetor solar não protegeu efetivamente. Ou seja, se bronzeou, a pele queimou. “Os bronzeadores ou produtos com FPS inferior a 15 são contra-indicados.”

Sem economia

Quanto mais protetor, mais proteção. A camada deve ser grossa e uniforme e nenhuma parte do corpo deve ser esquecida. Muita gente sofre com queimaduras na orelha e dedos do pé, por exemplo.

Proteção para cabelos e lábios

Para proteger os cabelos, existem cremes com proteção solar, mas eles não são muito eficientes. Deve-se preferir o uso de chapéus e bonés, de preferência com tecidos especiais com proteção solar. Para os lábios, há batons com proteção e filtros em bastão. “Lembre-se que, desprotegidos, os lábios podem sofrer no verão tanto quanto no inverno.” Um produto para o corpo, um produto para o rosto. A pele do rosto, em geral, é mais oleosa que a do corpo, portanto exige mais cuidados para prevenir o aparecimento de cravos. O ideal é optar por um protetor solar oil-free ou em gel.

Guarda-sol de verdade

Infelizmente, o guarda-sol de nylon não protege. É preciso que seja feito de tecido escuro, lona ou ainda de tecidos especiais que já têm proteção contra UVA. 

Neste verão, as axilas também precisam de atenção! Fique ligada para evitar que a pele fique escurecida e ressecada. Veja aqui dicas da dermatologista Irina Afonso a convite da Dove e do portal VilaMulher, para te ajudar a cuidar da região e te deixar pronta para os dias quentes:

Por Vila Mulher

Comente