Dicas para cuidar da pele e dos cabelos no inverno

pelecabelo

Shutterstock

Devido à baixa umidade do ar e vento gelado e seco causados pelo inverno, ocorrem algumas mudanças no nosso corpo, principalmente na pele e no cabelo que merecem cuidados redobrados.

Temos o hábito de tomar banhos mais quentes e demorados neste período, o que também ajuda a reforçar o processo de ressecamento da superfície da pele. Enquanto os fios dos cabelos, por sua vez, tendem a ficar arrepiados, opacos e enfraquecidos.

"É importante tomar banhos mais rápidos e com temperaturas mais mornas, não abusando do uso de sabonetes ou buchas. Não se pode esquecer também de diariamente usar hidratante para evitar a perda excessiva de água da pele", afirma Adriana Teixeira, coordenadora do curso de Estética da Universidade Anhembi Morumbi.

Já para os cabelos a orientação da professora é utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo, além de fazer hidratação.

Cuidados com a pele

No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, tornando importante o uso de mais hidratantes específicos para proteger a pele, sabonetes mais suaves e cremes com maior poder de lubrificação e proteção.

Os mais indicados são os hidratantes que incluem na sua composição manteiga de karité, ureia, leite de aveia, óleo de semente de uva, entre outros compostos que permitem uma ação umectante e emoliente para a pele.

Cuidados com os cabelos

O aumento no uso do secador também é comum durante a estação. Mas se secar os cabelos for inevitável, o melhor é usar um bom leave-in, que protege do ar quente do secador.

Para tratar adequadamente os cabelos no inverno os produtos devem ter ativos como:

- Proteína hidrolisada da aveia, que possui efeito umectante e emoliente;

- Lipocolágeno, que promove condicionamento aos fios e protege a cutícula dos cabelos;

- Aminoácidos e Peptídeos de Amêndoas, que promovem a organização molecular da fibra dos cabelos e formam um filme que protege e dá resistência aos fios dos cabelos;

- Glicoceramidas, que evitam a quebra dos cabelos.


Por Vila Mulher

Comente