Cremes clareadores além da hidroquinona

Niacinamida e Alpha Arbutin são duas opções de clareadores seguros
melasma

Pele antes e depois do tratamento com cremes clareadores. Foto - Reprodução

Exposição em excesso ao sol, falta de uso de protetor solar, acne, machucados e outros fatores causam as temidas manchas na pele, os chamados melasmas. O melasma  é um distúrbio, caracterizado por manchas escuras na pele que são ocasionadas pela produção excessiva de melanina. Esse distúrbio também é muito comum na gravidez, quando as mulheres ganham as manchas acastanhadas na face. Para amenizar tal problema, o mais comum é a aplicação de peelings e o uso de cremes clareadores de pele prescritos por dermatologistas, com concentração de agentes para clareamento da derme, como a hidroquinona. 


Contudo, a hidroquinona é uma substância com alguns efeitos colaterais, caso seja utilizado por muito tempo. Quando utilizado de forma descontrolada, o produto pode causar irritações na pele, sensibilidade exacerbada, vermelhidão e ressecamento da pele. Por isso, o ideal é  consultar um dermatologista para que o especialista receite o produto mais indicado. Vale destacar que há outros tipos de agentes clareadores, que podem ser aplicados em substituição à hidroquinona. São eles:

Niacinamida

Esta substância, também conhecida como nicotinamida ou vitamina B3, faz parte do complexo B e age como anti-inflamatório com efeitos altamente clareadores, melhorando as desordens pigmentares de forma significativa. Quando aplicada em melasmas, uma formulação de 4% de niacidamida é capaz de reduzir o teor da melanina  na derme, clareando a mancha escurecida.

Alpha Arbutin

O Alpha Arbutin é um clareador cutâneo tópico, que promove o clareamento das áreas escuridas e pode ser aplicado em todo o tipo e tonalidade de pele. Ele possui maior estabilidade se comparado à hidroquinona e pode ser associado ao uso de filtros solares.

Uma dica importante ao usar os clareadores é esperar as estações mais frias do ano para fazer o tratamento de pele, pois a pele fica mais protegida dos raios solares. E lembre-se sempre de utilizar filtro solar, especialmente enquanto estiver utilizando os produtos de clareamento de pele.

Por Renata Branco

Comente