Como ter uma pele saudável em todas as idades

peleidade

Foto - Shutterstock

A necessidade da sua pele aos 20 não é a mesma aos 30 ou 40 anos. Isso por que os efeitos do tempo e da idade mudam a composição dos tecidos, fazendo com que você tenha que atualizar os tratamentos de beleza. Aos 40, por exemplo, você já sofre perda de colágeno, o que não acontecia aos 20. E aos 20, você ainda pode lutar contra a acne, o que aos 30 já é mais difícil de acontecer. No entanto, e regras são básicas em qualquer idade: limpeza diária, proteção solar e beber bastante água. Descubra o que sua pele precisa para ficar saudável em cada faixa etária da vida.

Aos 20 anos

Nessa fase, a limpeza e a hidratação são as principais frentes de combate. Como a pele pode ainda sofrer com acne, a dica é apostar em produtos à base de ácido salicílico, enxofre e peróxido de benzoíla. Também é imprescindível proteger a pele do sol, os primeiros sinais da idade. Por isso, use protetor solar todos os dias e retire bem a maquiagem, para evitar a obstrução dos poros. Na mesa, aposte nos peixes, que são ricos em ômega 3, e ajudam a manter a pele hidratada.

Aos 30 anos

Nessa fase você já pode intensificar os agentes anti-idade, já que a pele começa a perder a elasticidade natural. Aqui entram em ação os primeiros tratamentos a laser e o peeling. A maioria deles ajuda a manter o nível da produção de colágeno (responsável pela elasticidade), renova as células e ameniza manchas causadas pelo sol. Aposte em um creme para a área dos olhos e um hidratante noturno à base de ácido retinoico.Ele ameniza rugas e linhas de expressão. Aposte em alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, goiaba, etc), que são antioxidantes e ajudam a prevenir a flacidez da pele

Aos 40 anos

Já se foi a era de prevenir. Daqui para frente é hora de tratar as rugas com agentes mais pesados e tratamentos de choque, como o botox, por exemplo. Nesta fase, a pele perde ainda mais a elasticidade e começa a ficar flácida. O ácido hialurônico é um bom aliado para amenizar esses efeitos e hidratar a pele. A região dos olhos ganha destaque especial. Aposte em um creme à base de glucoglicerol, que hidrata, clareia e ajuda a diminuir as linhas de expressão. Para intensificar a hidratação, aposte em máscaras mensais, que ajudam a manter o viço da pele. Os alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, são antioxidantes e ajudam e diminuir a flacidez da pele.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: pele idade cuidados tratamentos saúde peeling