9 alimentos que hidratam a pele seca

Existem alguns alimentos que hidratam a pele seca e merecem destaque na sua dieta
Alimentos que hidratam a pele seca

Foto: Stephen Welstead/LWA/Corbis

Tem a pele seca? Pois saiba que a escolha dos alimentos no prato faz toda a diferença na hidratação da pele, que nada mais é do que uma pele sem água.

Existem alguns que merecem destaque na sua dieta. Invista neles para hidratar a cútis!

Beba água!

A coisa mais importante que você deve fazer para manter sua pele sempre hidratada é beber água. Isso porque nosso corpo tem apenas 60% de água no corpo. O resto deve ser ingerido na forma líquida, como sucos e vitaminas, ou no consumo de alimentos como folhas, verduras e legumes.

Coma abacate

Por falar em frutas, o abacate é uma excelente fonte de vitaminas C, E e gorduras monoinsaturadas, que ajudam o seu bloqueio na umidade da pele.

Inclua peixes no cardápio

Alguns dos mais recomendáveis são: salmão, arenque, cavala, sardinha, anchova e truta arco-íris. O peixe contém gorduras ômega-3, que fortalecem as células da pele, ajudam a proteger a pele dos danos do sol, contra o câncer e inflamações. Alguns peixes também contêm selênio, que preserva a elastina na pele, deixam-na macia, suave e firme. Só não vale comer peixe frito! Isso porque as gorduras no óleo de fritura são terríveis para a sua pele. Opte pelos grelhados, assados, cozidos ou assados.

Tudo laranja

Vegetais alaranjados e amarelos contém beta-caroteno, com é notoriamente grande para a pele. É um antioxidante que ajuda a pele seca contra os raios nocivos do sol e danos ambientais. A maioria também contêm vitaminas A e C, que ajudam a reparar os tecidos do corpo e produzir colágeno, respectivamente. Portanto, ponha no prato mais batata doce, cenoura, damasco, melão, pimentão vermelho, manga, abóbora e mamão.

Azeite extra virgem

Esse é cheio de vitamina E gorduras boas, que hidratam a pele tanto do lado de dentro (comido) e fora (aplicação tópica).

Nozes e sementes

Nozes e sementes são os melhores alimentos de energia. Eles contêm ácidos graxos ômega-3, vitaminas A, B e E, gorduras monoinsaturadas e minerais e uma série de antioxidantes que hidratam a pele, promovem a elasticidade, ajudam as células regeneradas e protegem contra poluentes e radicais livres. Já as sementes de linho (e óleo de semente de linho) contém ômega-6 e ácidos linoleico que quebram prostaglandina. Nessa linha, incluem-se alimentos como amêndoas, nozes, avelãs, pistache, sementes de abóbora, sementes de linhaça e sementes de girassol. Todos contêm variações destes ingredientes pró-pele saudável e podem ser apreciados puro, polvilhado em iogurte ou cereal, cozido ou como uma cobertura crocante de pratos salgados, como o peixe assado ou frango.


Folhas verdes

As folhas verdes escuras, como o espinafre e outra, têm bastante ferro, ácidos graxos ômega-4 e vitaminas A, B e E, que protegem e hidratam a pele, além de melhorar o seu sistema imunológico.

Frutas, sucos e mais frutas

Ricas em água, a frutas são uma excelente maneira de hidratar e proteger a pele. A maioria contém altos níveis de vitaminas A e C, poderoso antioxidante que repõe os nutrientes na pele, promove a produção de colágeno e ajuda a manter a pele macia e firme. Entre as mais sugeridas estão a melancia, abacaxi, laranja, morango, manga, melão, maçã, goiaba e banana.

Ovo

Você é daquelas que torce o nariz para comer ovo? Melhor repensar seus conceitos! Sabe-se que os ovos são ricos em proteínas, o que ajuda a regeneração de células e contêm luteína, que promove a hidratação e elasticidade da pele. Como alimento, os ovos são melhores cozidos ou escalfados, mas mexidos e fritos são deliciosos, também, com moderação.

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Por Natália Farah

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