7 maneiras de usar o mel a favor da beleza

melpele

Foto - Shutterstock

Usado como uma forma mais natural de adoçar os alimentos, o mel também fornece diversos benefícios para a pele, unhas e cabelos. Ele é carregado com nutrientes e antioxidantes que nutrem e combatem o envelhecimento precoce, sendo um aliado potente da beleza.

Da próxima vez que você estiver navegando nas prateleiras do supermercado, procure o mel na versão crua, que não foi pasteurizado ou tratado termicamente; ele contém mais fitonutrientes antioxidantes e enzimas. Veja 7 maneiras de usar o mel em favor da beleza.

1 - Máscara para a pele

O mel é um umectante natural. A máscara de mel penetra nas camadas mais profundas da pele, oferecendo uma hidratação de longa duração. Espalhe uma colher de chá de mel puro sobre a pele limpa, seca e deixe descansar por 15-20 minutos. Enxágue com água morna.

2 - Esfoliante

O mel é carregado com antioxidantes, enzimas e outros nutrientes que limpam e hidratam a pele. O bicarbonato de sódio, por sua vez, é um esfoliante natural, que remove as células mortas, dando lugar a novas células, que deixam a pele mais radiante. Misture duas colheres de sopa de mel com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique na pele com movimentos circulas e enxágue.

3 - Tratamento da acne

O mel contém propriedades antibacterianas e antifúngicas, que impedem a formação de cravos. As suas propriedades anti-inflamatórias acalmam e amenizam a vermelhidão. Aplique um pouco de mel cru nas áreas afetadas por 10-15 minutos. Enxágue com água morna.

4 - Hidratante de cutícula

Misture uma colher de chá de mel com uma colher de chá de vinagre de maçã e uma colher de chá de óleo de coco. Esfregue sobre cada cutícula e deixe descansar de 5 a 10 minutos, depois enxágue.

5 - Condicionador

Misture uma colher de sopa de mel puro com duas colheres de sopa de óleo de coco. Aplique no cabelo úmido, das pontas para cima, sem passar na raiz. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.

6 - Clareador de cabelos

A glicose do mel libera peróxido de hidrogênio, uma substância conhecida para clarear a cor do cabelo. Misture três colheres de sopa de mel a duas colhers de sopa de água. Aplique no cabelo úmido e deixe agir por uma hora. Enxágue bem. Aplique semanalmente para melhores resultados.

7 - Queimaduras de sol

Misture uma parte de mel cru com duas partes de aloe vera em gel. Aplique na pele queimada de sol. Enquanto o mel restaura a hidratação das camadas mais profundas da pele exposta ao sol, a aloe vera contém poderosos anti-inflamatórios que recuperam a tez.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: mel benefícios hidratação nutrição