5 dicas para um bronzeado saudável

bronzeado-saudável

Foto - Shutterstock

Com a proximidade do verão, o desejo de ficar com a pele bronzeada é praticamente unânime. Mas para consegui um visual além de bonito, saudável, é preciso ficar atenta aos efeitos do sol.

Segundo Fernanda Sanches, Farmacêutica e  Cosmetóloga, para conquistar um bronzeado perfeito são necessários alguns cuidados essenciais. 

Veja a seguir algumas dicas da especialista:

1 - Use filtro solar mesmo embaixo do guarda-sol

O mesmo vale para quando o sol aparentemente não está intenso, ou seja, quando existe apenas aquele mormaço.

2 - O corpo inteiro precisa de proteção

É muito comum as pessoas se esquecerem de aplicar em volta dos olhos (porque estão usando óculos), no pescoço, nas orelhas, no meio das pernas, no antebraço, nos pés, nas mãos e nas partes calvas. E isso pode causar queimaduras e envelhecimento precoce dessas áreas.

3 - Reaplique o filtro solar

A ordem geral é aplicar os filtros solares 20 minutos antes da exposição ao sol. E reaplicar a cada três horas ou a cada 40 minutos, quando entrar na água ou transpirar em excesso.

Mesmo devidamente protegido, deve-se evitar a exposição direta ao sol no período entre 10 e 16 horas (11 e 17h, no horário de verão).

4 - Escolha correta do fator de proteção solar (FPS)

A escolha do fator de proteção solar deve ser feita de acordo com a sensibilidade de cada pele ao sol e conforme a intensidade de exposição. O mínimo indicado é o FPS 15, que protege 15 vezes mais em relação ao tempo que a pele demora para ficar vermelha. 

O ideal é utilizar FPS acima de 30, tanto no rosto quanto no corpo, para garantir um bronzeado sem queimaduras.

5 - Pele negra também precisa de proteção

Quem tem a pele morena ou negra deve usar filtro solar, pois também estão expostos aos riscos da exposição solar. A pele morena é menos agredida devido à proteção natural da melanina. 

Os filtros não devem ser esquecidos para evitar queimaduras e até o câncer de pele. Nas peles negras é muito comum observar algumas pintas escuras e salientes, que podem ser indicadores de câncer de pele.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: bronzeado dicas de beleza