Tutoriais de maquiagem em Libras

Tutoriais de maquiagem

Foto: Reprodução/ Youtube

Ideias geniais surgem quando alguém resolve fazer o que ninguém nunca tentou. E foi assim que Larissa Jorge, surda e criadora do blog "Brilho de Diva", conquistou público cativo e um espacinho todo especial na internet. Sua ideia inovadora foi criar vídeos tutoriais de maquiagem usando Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Desde pequena, Larissa vivia admirando sua mãe no salão e observando quão bonita era a maquiagem que ela fazia, mas graças a sua pouca idade não foi permitido que ela praticasse. Por volta dos 14 anos, a catarinense finalmente ganhou sua primeira paleta de maquiagem e começou a procurar em todos os lugares como aprender a se maquiar.

Imagine que não é tarefa fácil para alguém que não ouve entender os tutoriais feitos por garotas ouvintes que davam todos os detalhes por meio da voz. "Descobri alguns vídeos e tutoriais de maquiagem e fiquei surpresa com a possibilidade de aprender. Mas o problema é que eu pouco entendia o que elas falavam e tinha que olhar muitas vezes para aprender. Cheguei a mandar e-mails para as blogueiras pedindo que fizessem vídeos com legenda, mas nenhuma delas me respondeu", conta a moça.

Foi aí que um questionamento surgiu: "Como as surdas vão conseguir se maquiar? Por que não tem legenda?". A ideia estava pronta e o blog, que já tinha tentado existir no passado, foi criado definitivamente: o "Brilho de Diva". "Jamais esquecerei aquele dia em que coloquei o primeiro vídeo no YouTube: 5 de outubro de 2012. Não dormi direito, acordei toda hora por ter ficado muito nervosa e com frio na barriga", confessa.

Larissa aprendeu através dos vídeos de Michelle Pan (que não fala no tutorial) e também dos fotos-tutoriais de Bruna Tavares. A blogueira de 22 anos diz que as dificuldades são muitas. "As informações são, geralmente, passadas de forma oral. Não tem legenda e é muito difícil mesmo. Além disso, não existem cursos com intérpretes, eles são sempre falados. Daí a nossa dificuldade", afirma.

Sem nunca ter feito curso de automaquiagem, Larissa precisou treinar muito e se sente orgulhosa do resultado de seus vídeos. "Esse blog me ajudou muito a perceber e mostrar para as outras pessoas que todos somos capazes. É muito bom ajudar mulheres surdas a melhorarem sua autoestima, se sentindo bonitas e incluídas", diz.

Hoje, Larissa cursa o sexto semestre de Ciências Contábeis e dá força para quem não está tão bem com sua autoestima: "Nós, mulheres, independente da deficiência que temos, podemos melhorar sempre", encoraja. E com um exemplo desses, é impossível não ter um ânimo extra para superar as dificuldades.

Veja um dos vídeos do blog "Brilho de Diva":

* Serviço: Larissa Jorge, surda e criadora do blog "Brilho de Diva".


Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: maquiagem passo a passo