Truques de maquiagem por Marcos Costa

Truques de maquiagem por Marcos Costa

Foto: divulgação

O Vila Batom conversou com o make style Marcos Costa, autor do livro "Eu amo maquiagem" (Jaboticaba, 2006), maquiador oficial da marca Natura, para descobrir alguns truques que só mesmo alguém com o gabarito dele poderia dar. Marcos já maquiou artistas como Letícia Sabatella, Camila Pitanga, Ana Hickmann e Gisele Bündchen.

Segundo Marcos, as mulheres daqui têm um estilo próprio, na hora de escolher a maquiagem. "A brasileira é única, com seu charme e naturalidade" diz. Há alguns anos, usavam apenas batom, lápis e pó compacto. Hoje, já procuram outros produtos como as bases e corretivos, por exemplo. Mesmo assim, o maquiador afirma que o batom ainda é o queridinho nacional.

Para uma maquiagem básica, aquela do dia a dia mesmo, quatro produtos são indispensáveis - e indicados por Marcos: pó compacto, batom ou gloss, blush, máscara para os cílios. Ele ainda garante que as melhores marcas fabricantes destes produtos são a nacional Natura e a francesa Make Up For Ever. "A Natura é imbatível na fabricação de bases, já a Make Up For Ever é a melhor do mundo em pigmentos" afirma.

O item que faz a diferença, ideal para tornar o olhar super sensual, é o delineador. A princípio encontrado somente na cor preta, hoje há tem varias cores e tons, inclusive metálicos, como o prata. "Ele é a pedra do sapato de muitas mulheres. O segredo na hora de aplicar é dar uma leve risada. Onde sobe [o olhar] é onde se deve aplicar o produto", ensina Marcos.

O blush é um ótimo aliado. Para conseguir um efeito bronzeado, a dica de Marcos é aplicar tons bronzes nas maçãs do rosto, um pouquinho no nariz e queixo. Os tons rosados proporcionam um ar mais saudável e são ótimos para todos os tons de pele.

Outra dica maravilhosa pode ser usada em todas as estações do ano e tem tudo a ver com a sensualidade brasileira. O batom vermelho! Além de ser uma das paixões de Marcos, nunca saem de moda. "As mulheres começaram a usar o vermelho a partir dos anos 20. E nunca mais saiu. Para mim ele é eterno!", declara.

Marcos conta também o que nunca deve ser feito, quando o assunto for maquiagem: "Primeiro, aquilo que não combina com sua personalidade, traços e estado de espírito. Fora isso, há o erro terrível que é usar base diferente do tom da pele". E ao ser perguntado sobre quais as brasileiras que melhor usam a maquiagem a seu favor, ele não hesitou ao responder: Camila Pitanga e Cláudia Raia. Vale ficar de olho nelas!

Confira o que será tendência no verão 2011 e aproveite e experimente as dicas com uma foto sua no nosso Simulador de Beleza:

Castanhas: Sombras nos tons dourados, castanhos, marrons e metálicos são super indicados. Nas maçãs do rosto um blush rosado bem suave, para os lábios aposte nas transparências. Capriche na máscara preta nos cílios.

Loiras: Combina muito bem com dourados, bronzes, marrons e acobreados. Cores quentes em peles claras principalmente com maçãs rosadas, ajudam a criar um bom contraste. Brinque com tons de azul, verde, salmão, pérola, preto e prata.

Morenas: Sombra azul é o grande destaque desta estação. "Blush na cor salmão bem de leve dá um charme a mais", diz o maquiador. Se a pele estiver bronzeada tons quentes são os ideais, dourados, bronzes e cobres.

Negras: Cores como berinjela e uva, além de tons de rosa, azul, cítricos e lilás são a dica do maquiador, que destaca: "Não tenham medo de usar batons vermelhos".


Orientais: Olhos pretos estão com tudo. Passe longe de cores amarelados e alaranjadas. Abuse de cores como verde cítrico, azul, lilás, pérola, vermelho e pink.

Ruivas: Uma boa pedida é ir para a cartela dos azuis e cítricos, sem esquecer os vinhos e uvas, que ficam incríveis em ruivas! Evite as cores amareladas e principalmente dourados e cobres. Nas bochechas blush na cor pêssego valoriza o tom de pele.

(Fonte: Marcos Costa)

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente