Riscos da maquiagem vencida

Cuidados com a duração da maquiagem

Toda mulher ama um produtinho cosmético e uma maquiagem, não é mesmo? Mas se você é daquelas que também adora colecionar esse tipo de coisa, cuidado: colecionar produtos não é um bom negócio.

Utilizar produtos vencidos não é só um risco de proliferação de bactérias e fungos, como consequentemente pode ocasionar alergias, contaminação ou infecção, principalmente na área dos olhos.

Existem alguns cuidados imprescindíveis para evitar isso e até aumentar a duração de algumas maquiagens. A textura do produto, por exemplo, influencia muito na sua duração. Maquiagens em pó e compactas duram mais do que maquiagens líquidas e cremosas.

- Alguns produtos vêm com a data de fabricação na caixinha de papelão, então antes de jogá-la fora, anote esse prazo em uma etiqueta e cole no produto, para não se esquecer. Lave sempre as mãos antes de usar e manusear suas maquiagens.

- Evite comprar maquiagens com grande quantidade de produto, praticamente intermináveis. Dê preferência para embalagens menores que você sabe que vai conseguir utilizar antes de passar a validade.

- Procure usar os produtos com uma espátula ou pincel em vez de usar os dedos.

- Lave sempre seus pincéis de maquiagem e esponjas, seja com água morna ou sabonete antibacteriano.

- Não guarde a esponjinha do pó junto com o produto. Deixe em um compartimento separado, para evitar a proliferação de bactérias.

- Não empreste seus cosméticos. E caso você tenha usado uma máscara quando teve conjuntivite ou um batom quando teve herpes evite usá-los novamente.


- Evite guardar suas maquiagens no banheiro, de preferência em um local longe do calor ou da umidade. Produtos na bolsa ou necessàire também diminui a validade delas, uma vez que ficam expostas ao calor.

Por Jessica Moraes

Comente