Pincéis de maquiagem: como escolher?

Pincéis de maquiagem como escolher

Foto: divulgação/ Lumi.

Quem se maquia em casa todo dia ou mesmo só em ocasiões especiais, acaba com o tempo e depois de muitas experiências, criando sua maneira preferida de aplicar os produtos. Mas será que você está fazendo certo ou é possível obter um resultado melhor? Para esclarecer as dúvidas de quem faz maquiagem em casa e muitas vezes fica sem saber com qual pincel aplicar os produtos, o Vila Batom conversou com a maquiadora do Studio W, Virgínia Gregório.

Virgínia conta que a maior parte das marcas de pincéis, tanto nacionais como importados, possuem uma numeração. É importante respeitar essa numeração e ter um de cada já que cada um deles tem uma função. Ela explica que os pincéis macios são divididos em três tipos: para pó, blush e sombra.

Todos devem ter a pelagem além de macia, longa e bem soltinha. O diferencial fica mesmo por conta do tamanho. "O do pó é o maior de todos, o do blush é um pouco menor, feito para realçar as maçãs do rosto." Já para a sombra são bem menores. "Escolha dois, um para sombras claras e outro para sombras escuras."

Para fazer o bom uso dos pincéis é necessário cuidar bem deles. "Guarde-os de forma adequada. Lave-os com sabonete líquido ou xampu a cada três meses."

No caso dos pincéis de pelo duro e curto que devem ser usados para a aplicação de base, corretivo e delineador, o cuidado deve ser ainda maior. "Devem ser lavados a cada uso. Desta forma os seus pincéis estarão devidamente higienizados e com durabilidade maior."

Na hora de passar blush ou pó, muita gente troca os pincéis pelas esponjinhas que, em muitas casos, vem junto com o produto. Mas a maquiadora explica que o uso da esponja é um "quebra o galho", já que o uso dos pincéis deixa a make com um acabamento muito melhor. Vale lembrar que pinceis com pequenas esponjinhas na ponta, ao invés de cerdas macias, são bastante comuns em estojos de sombra.

Se você não abandona a esponjinha por nada, fica a dica: "Vale ressaltar que ao usar a esponja, é importante sempre lavar depois de cada uso, pois a esponja úmida dentro do produto pode contaminar o resto e criar fungos. Nunca use a esponja para passar o pó depois de ter aplicado a base, pois desta forma você arrasta toda a maquiagem, fica "craquelada"."

Outra opção escolhida por muitas é passar sombra com o dedo, mas Virgínia explica que o look tende a ficar mais carregado se a pessoa não tiver prática. "Eu sugiro usar esta técnica só com produtos pastosos ou líquidos, assim fica mais natural. Use sempre o dedo anelar (o da aliança), pois ele não pesa e a pele fica mais uniforme."


Vale abandonar os velhos hábitos de maquiagem e tentar algo novo para uma make mais bonita, não acha?

Por Larissa Alvarez

Comente