Pinceis de maquiagem: como conservá-los?

Pinceis de maquiagem como conserválos

Diferente de produtos como blush, sombra e batom, os pincéis não possuem data de validade pré-definida na embalagem. Entretanto, sua durabilidade vai depender de como a gente os lava e guarda.

Natalia Antunes, maquiadora e consultora de beleza da LUMI Cosméticos, aconselha trocar os pincéis quando as cerdas estiverem desgastadas. "A higiene é fundamental e indispensável. A falta de cuidados básicos pode facilitar a proliferação de bactérias", alerta.

A falta se zelo pode levar a mulher a contrair uma piodermite (quando causada por bactérias), infecção fúngica (quando causada por fungos) ou viral (causada por vírus). O problema pode se manifestar na forma de lesões, em geral, avermelhadas, que coçam e dependendo do agente, pode haver descamação ou presença de secreção.

"Quando se aplica a maquiagem utilizando pincéis, esses, pelo contato, ficam ‘contaminados’ por bactérias, fungos e outros microorganismos presentes, normalmente, em nossa pele. Em condições ideais de umidade e temperatura, eles se proliferam nas cerdas dos pincéis que, quando reutilizados, podem trazer esses agentes para a pele na forma de infecções", explica a dermatologista Dra. Luciana Conrado, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP).

Pinceis de maquiagem como conserválos

Foto: Divulgação Lumi Cosmeticos

A especialista afirma que entre os produtos utilizados para maquiagem, o que tem maior potencial para contaminações é o rímel. Por ser líquido e ter seu pincel guardado em ambiente fechado, favorece a proliferação de microorganismos. "Após ser aberto, o rímel deve ser utilizado em, no máximo, três meses", orienta.

Para reduzir os riscos de contaminação, os pincéis devem lavados sempre que tiverem algum tipo de resíduo, como sujeira e excesso de produto, ou ainda odores estranhos. "Para a limpeza, utilize sabonetes neutros em pincéis sintéticos e shampoo em pincéis com cerdas naturais e lave com água em temperatura normal", diz Natália.


A secagem pode ser natural, sem o uso de secadores, por exemplo. Outra orientação é guardar os pincéis de maquiagem em lugares ventilados, longe da umidade. E não se esqueça de avaliar a qualidade dos utensílios antes de comprar. "Os melhores pincéis são os feitos de cerdas naturais", afirma Natália.

Tomando esses cuidados, você garante um make arrasador e fica bem longe de doenças.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente