Personal Shopper Make-Up?

Personal Shopper MakeUp

Que mulher não carrega na bolsa a indispensável necessaire da maquiagem? Aliada principal da vaidade feminina, ela guarda as ferramentas necessárias para realçar o que tem de melhor e para corrigir as pequenas imperfeições. No entanto, para conseguir o visual esperado, é preciso, acima de tudo, saber qual produto é adequado para cada tipo de pele e a maneira correta de aplicá-lo.

Infelizmente não são todas as mulheres que tem intimidade com a maquiagem - e muitas acabam ficando sem saber que produto comprar. Por isso, que já existe por aí a figura do “personal shopper make-up”. Esse profissional orienta sobre quais os produtos indicados para cada tipo de mulher e como utilizá-los da melhor forma, além de acompanhar até na hora da compra.

“Quando as pessoas procuram o serviço é preciso fazer um estudo do rosto para, aí sim, desenvolver um trabalho”, explica Alberto Pinheiro, que oferece o conselho profissional no Salão Crystal Hair Leblon, no Rio de Janeiro. Ele ensina passo-a-passo a maneira correta de se maquiar e ressalta que existe uma ordem a ser seguida. Além da maquiagem, a cliente também recebe orientações diversas, como por exemplo, qual é o melhor formato para sua sobrancelha ou como afinar o nariz ou o rosto.

Alberto afirma que quando uma cliente nova aparece, ele pede que traga as maquiagens que tem em casa, para que a pessoa não precise comprar o que já tem e só vá atrás dos produtos que faltam para compor o look. Segundo ele, é imprescindível que o profissional saiba qual é o objetivo da cliente ao se maquiar. “Antes de começar o trabalho converso com as mulheres para saber o que as agrada, é importante que ela se sinta confortável com a maquiagem”.

O especialista, que também é maquiador, diz que suas clientes são de diversas classes sociais. “Atendo desde mulheres da alta-sociedade até recepcionistas, que sempre precisam estar bem arrumadas”. E garante que aproveita o momento da maquiagem para mostrar a maneira correta de aplicar os produtos e os macetes que toda mulher deve saber.


Como cada uma tem um tipo de rosto e pede um tipo de maquiagem diferente, não há como afirmar exatamente quanto tempo dura uma consulta com o personal shopper make-up. No Crystal Hair costumam levar três horas. Nesse tempo é feito todo trabalho de orientação e maquiagem com a cliente. O preço para quem quiser aprender a se produzir fica entre R$ 300 e R$ 400.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente