Pele oleosa: como fazer para a maquiagem durar mais?

Maquiagem para pele oleosa

Tem coisa pior do que caprichar no make e minutos depois perceber que o rosto está brilhando e a maquiagem derretendo? Mulheres de pele oleosa sabem muito bem o que é isso e precisam ter cuidado redobrado na hora de comprar produtos do gênero.

Mas nem tudo está perdido. O mercado tem se preocupado com esse tipo de pele e oferecido soluções para amenizar o problema. "O ideal para mulheres que sofrem com oleosidade é recorrer aos produtos mais secos, especialmente os que têm efeito mate, ou seja, que deixam a pele mais opaca", explica a maquiadora Raphaella Bahia, da clínica Longevitá Estética.

Sem esse cuidado, a pele pode ficar ainda mais brilhosa. E uma boa opção é utilizar o primer, que deve ser aplicado antes da maquiagem. Dê preferência ao tipo que controla a oleosidade (com efeito matificante). "É importante lembrar também que somente o primer não segura a oleosidade. Aconselho, então, usar um bom pó translúcido para finalizar, pois costuma ser mais delicado e não deixa a pele pálida", diz Raphaella.

Assim como o primer, a base para peles oleosas precisa ser bem fina e com efeito mate. E na hora de escolher sombra e blush, a dica é optar pelas versões em pó, para reduzir o brilho. Até a máscara para cílios precisa de atenção. "Para o dia a dia, pode-se usar a comum, mas para eventos, o ideal é optar pelas que são à prova d’água", orienta a maquiadora.


E se mesmo assim a pele começar a brilhar, tenha sempre na bolsa alguns lencinhos antibrilho e o pó para fazer os retoques. E procure usar sempre o pincel ao invés de esponjas. Assim você obtém um resultado mais delicado.

Raphaella finaliza com uma dica importante: "Procure um bom dermatologista para indicar os tratamentos e produtos específicos para controlar a oleosidade. A pele, quando está bem tratada, torna a maquiagem apenas um complemento."

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente