Mau uso da maquiagem provoca riscos nos olhos e pele

Maquiagemsaude

Foto - Shutterstock

Você está atenta a qualidade da sua maquiagem? os cuidados com o uso, e a procedência do make são indispensáveis para que os olhos não sejam prejudicados, evitando alergias e irritações.

"Grande parte das alergias, contaminações da córnea e conjuntiva acontece por causa de maquiagens vencidas e compartilhamento com as amigas", alerta Rachel Gomes, oftalmologista do H.Olhos.

Uma dica para manter a saúde dos olhos entre mulheres que têm o hábito de se maquiar é fazer a remoção cuidadosa toda noite. "Mesmo cansada, não é recomendável dormir maquiada para evitar o risco de que o cosmético irrite os olhos", relata a médica.

Independente do tipo de produto aplicado na remoção, os movimentos devem ser feitos sempre em direção ao nariz. Isso porque movimentos no sentido contrário podem abrir a pálpebra inferior do globo ocular, facilitando a penetração de impurezas nos olhos.

Outra recomendação é colocar as lentes de contato somente após terminar a maquiagem para diminuir os riscos de contaminação. Além disso, o produto não deve ser usado na parte interna dos olhos, e sim, dos cílios para fora.

Ao final, é importante lavar pincéis e esponjas. Se houver irritação ou coceira na área dos olhos, é recomendável suspender o uso e procurar um oftalmologista.

Os cosméticos e pincéis não devem ser compartilhados entre diferentes pessoas. "Há doenças contagiosas da superfície ocular e pálpebras que podem ser transmitidas dessa forma. Se possível, quando for a um salão, leve os seus pincéis e lápis", recomenda a Dra. Rachel.

Os problemas mais comuns decorrentes do mau uso de cosméticos são olho seco, alergia, inflamação, irritação e contaminação da conjuntiva ou córnea. Visão embaçada, vermelhidão, coceira, sensação de areia nos olhos, lacrimejamento, fotofobia, inchaço das pálpebras e secreção são os sinais de alerta que indicam a necessidade de consulta imediata.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: alergia