Maquiagem X acne

Maquiagem X acne

Foto/Reprodução

Com certeza você já sofreu com acne ou conhece alguém que tenha a doença. Segundo o Censo de Doenças de Pele no Brasil, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, 90% dos adolescentes têm acne, em maior ou menor gravidade. O estudo mostrou ainda que essa é a doença que mais leva pacientes a procurar os consultórios de dermatologistas.

Para muitas adolescentes a solução mais imediata é apelar para a maquiagem. Uma jovem americana postou um vídeo no Youtube, em que ela demonstra um ritual de impressionar para esconder as espinhas do rosto. Mirian Costa, maquiadora oficial da Dailus Color, afirma: "Os produtos podem disfarçar totalmente uma mancha de acne, mas dependendo da intensidade pode somente atenuar".

Sobre o vídeo, a maquiadora comenta: "Todo esse processo é legal para uma maquiagem para foto, filmagem ou à noite. Durante o dia pesa um pouco e às vezes fica parecendo que você exagerou na quantidade de produto". Mirian faz uma observação: "A técnica de usar duas tonalidades de base, mostrada no vídeo, é muito adotada por profissionais". A maquiadora também ressalta o mecanismo usado para que o make dure mais: a garota aplica um spray fixador.

A dermatologista aponta os exageros: "É evidente um excesso de cosméticos, o que deve ser um grande agravante para acne já instalada. A maquiagem correta está liberada, porém somente o dermatologista pode avaliar o que é mais adequado e o que pode ser usado", completa.

Já a dermatologista Dra. Fernanda Casagrande, afirma: "Acho errado ter que recorrer a tantos cosméticos para esconder a acne, seria tão mais fácil tratá-la e usar os produtos ideais para o tipo de pele... Acne tem cura!", garante.

A maquiadora indica o uso de base em bastão com corretivo na composição, isso porque dá uma cobertura maior. Se necessário aplicar também pó compacto. Mirian dá uma dica: "Aplique a base em bastão corretiva em todo o rosto, espalhando com pincel de dentro para fora. Se as marcas ainda estiverem aparecendo aplique o corretivo em cima da marca e espalhe com toques suaves e depois aplique o pó".

Já a maquiador afirma que não há problema no uso de maquiagem para disfarçar a acne e também explica que há produtos específicos para esse tipo de pele. "Porém, deve-se ter muita cautela, pois o uso de um produto errado pode ser definitivo para agravar ou iniciar um quadro de acne", pontua a dermatologista. "Para saber qual o produto adequado, vale a experiência do dermatologista, que já sabe identificar todos que podem causar tal problema", completa.


Dra. Fernanda garante que é preciso tomar cuidado com produtos supostamente livres de óleo, os chamados oil free. Pois eles podem possuir alguns tipos de silicones ou algumas outras substâncias que pode provocar acne. O uso indevido de maquiagem e cremes para o rosto pode provocar o entupimento dos poros, dando origem às espinhas.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: rosto maquiagem pele oleosa minancora acne