Maquiagem: sombra flúor, um brinde aos anos 80

Maquiagem sombra flúor um brinde aos anos 80

Divulgação Dailus Color

A moda funciona assim: uma peça faz sucesso durante um determinado período, sai de linha, se torna brega, e depois volta com força total. Foi assim com os óculos de gatinho, com as saias e calças de cós alto e tantas outras peças que ocupam e reocupam seus espaços nas vitrines.

Atualmente o que não pode faltar no kit de maquiagem das mulheres descoladas é a sombra flúor. Famoso nos anos 80 (new wave) e 90 (moda clubber), o estilo de make recuperou sua força nas passarelas no verão 2010.

Mas para exibir a sombra pelas ruas da cidade é preciso parcimônia para não ficar "over". "Essas sombras só devem ser usadas à noite. De dia, o look fica muito pesado", garante Fernanda Teixeira, maquiadora do Walter’s Coiffeur, do Norte Shopping, no Rio de Janeiro. Mirian Costa, maquiadora da Dailus Color, concorda em partes com a colega: "existem pessoas que usam somente para a noite pelas cores intensas que elas têm, mas este é um make fashion, para pessoas que tenham este estilo, podendo usar a qualquer hora do dia".

As cores de sombra flúor mais procuradas pelas mulheres são amarelo, laranja, rosa, pink , roxo, verde, laranja, amarelo e azul.

Como usar?

Como todo processo de maquiagem, é preciso preparar o rosto antes. "O primeiro passo é limpar muito bem a pele e depois hidratá-la. Depois disso deve ser aplicado um primer para olhos, para fixar melhor a maquiagem, e uma base para uniformizar a pele", explica Fernanda.

As duas maquiadoras sugerem o uso de pincel especial para aplicação da sombra. "Quando espalhamos as cores flúor como uma sombra normal ela perde a intensidade. Com um pincel de cerdas chato se consegue um efeito ainda mais vivo", afirma Mirian. "Outra dica para melhorar a fixação e a intensidade da cor é molhar o pincel", completa Fernanda.

Para deixar a maquiagem mais bonita e limpa, a maquiadora do Walter’s Coiffeur sugere que a mulher aplique pó translúcido debaixo dos olhos (pode caprichar na dose!). "Depois de fixar a sombra, limpe com pincel de limpeza (leque), o excesso de pó".

E para não errar no conjunto, tome cuidado na hora de escolher as demais cores do make. "O blush e batom devem ser discretos. O lápis preto pode ser usado. No entanto, olhos exagerados, sombras neon e boca vermelha não combinam. Opte por pele nude, olhos neon e batons pink ou laranja", diz Fernanda. Mirian sugere outra combinação: "sombras flúor, batom mate (que fique opaco), blush discreto e lápis preto marcado."

[galeria]

Que tal um mix de cores?

Quer fazer um mix de sombras flúor? Fernanda dá uma sugestão: utilizar os tons laranja, rosa e marron. "Comece espalhando a sombra laranja por toda a pálpebra até o côncavo, aos poucos para não manchar. Aplique a sombra rosa somente no canto interno. Com um pincel pequeno, use a sombra marrom clara apenas no côncavo (a ideia é fazer a transição da sombra laranja com a pele para passar naturalidade). Passe um lápis preto na parte inferior dos cílios e esfumace com um pincel chato. Repita o processo nos cílios superiores e finalize usando uma máscara preta".

A maquiadora do Walter’s Coiffeur ainda sugere outras combinações bacanas: rosa e roxo; dois tons de rosa; amarelo e laranja; amarelo e verde; amarelo e azul; verde e laranja e também amarelo, laranja, rosa e roxo. "Quanto mais colorido melhor. E não se esqueça de contornar os olhos com um lápis preto, pois destaca mais ainda o colorido", afirma Mirian.

Como presente para as vilamigas, Fernanda fez uma listinha com dicas de combinações de acordo com o tipo de pele: Confira:


Loiras e mulheres de pele clara: pink, magenta e azul royal.

Morenas e negras: cores cítricas, como amarelo, laranja e verde.

Ruivas: tons de azul, verde e marrons.

Japonesas: as orientais combinam com tudo, lembrando que a linha do côncavo tem que ser bem desenhada, pois possuem olhos pequenos. Nesse caso o côncavo deve ser muito bem trabalhado.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente