Maquiagem: qual tom de corretivo usar para cada problema?

Maquiagem qual tom de corretivo usar para cada pro

Com seis cores da Kryolan. Foto: divulgação

Foi-se o tempo em que você ia para um evento super importante e, naquele mesmo dia, aparecia uma espinha maior do que o rosto, uma olheira mais funda e escura do que as normais ou mesmo aquela cara de cansaço que não desaparecia com o melhor sorriso. Com os corretivos, isso tudo é passado remoto. Mas não saber passá-los corretamente também pode ser prejudicial.

O primeiro passo para escolher o corretivo que se encaixa em cada tipo de rosto é analisar algumas características básicas: o tom da pele e a quantidade de óleo que ela possui, por exemplo. Para peles mais ressecadas, o ideal são aqueles corretivos mais cremosos ou líquidos. Já para as peles oleosas, a dica é o oposto. "Nesse caso, sempre use um corretivo menos líquido possível, pode ser em forma de bastão que dura bastante na pele e não obstrui os poros" indica a maquiadora Raphaella Bahia, da clínica Longevitá, no Rio de Janeiro.

Fora isso, prime pela saúde da pele. Atualmente existem corretivos que contém hidratantes na fórmula e ajudam a manter a pele mais macia. Na hora de aplicar, fique esperta com a quantidade. "Cuidado para não exagerar e formar o círculo branco em volta dos olhos, chamando mais atenção do que disfarçando", alerta Raphaella. "Não é a quantidade que resolve, mas a qualidade do produto. Quanto mais produto, mais as chances de criar linhas de expressão", completa o make-up artist Théo Carias, de São Paulo.

Para quem sofre de manchas de sol, acne, manchas causadas pela gravidez ou outros probleminhas corriqueiros, saiba que, atualmente, a variedade de corretivos é enorme - e os coloridinhos surgiram especialmente para salvar.

Segundo a maquiadora, o amarelo serve para quem quer esconder hematomas marrons, o verde você pode utilizar para camuflar acne, manchas vermelhas ou vermelhidão pós peeling. Já o corretivo laranja é ótimo para cobrir manchas brancas. "Ideal para quem sofre de vitiligo e possui marcas de nascença mais claras que o tom da pele", diz Raphaella.

Além disso, os corretivos coloridos também são perfeitos para quem quer esconder aquelas olheiras indesejadas. "O verde é ótimo para olheiras mais avermelhadas, o amarelo para as olheiras rochas e o laranja e intermediário para olheiras acinzentadas", completa Théo.

Como descobrir a cor da sua olheira? Simples, pegue um pouco do corretivo amarelo e passe em toda a região ocular. Se a olheira ficar com um tom cor de pele, ela é roxa ou marrom. Se a cor resultando for verde, a olheira é azul.

[galeria]


A dica de ambos maquiadores são os corretivos da Kryolan. Os preços são um pouco salgados, mas eles estão disponíveis em diversas tonalidades, o que facilita o trabalho de selecionar a cor perfeita. "Dependendo do problema, a cliente usa do mais branquinho ao mais escuro", afirma Raphaella. Se você quer economizar um pouco, existem outras marcas mais em conta e também de qualidade. O Vila Batom selecionou algumas para você se perder escolhendo o seu preferido! Agora que você já sabe tudo sobre corretivos, não tem mais motivo para não sair de casa, não é mesmo?

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente