Maquiagem para pele negra

maquiagem para pele negra

Mulheres negras e morenas estão cada vez mais em alta no mercado de maquiagens. “Hoje em dia há uma série de tons para se maquiar uma mulher negra. Antigamente, quando se usava base e pó, a pele ficava cinzenta, ou até muito preta. Os produtos não eram adequados para esse tipo de pele”, conta o maquiador Alê de Souza.

A publicitária Erediana Alves usa tudo marrom “para combinar com minha cor”. “Colorido não combina para mim. Base marrom, batom cor de pele. Lápis eu uso mais colorido”, conta. Priscila Monteiro, relações públicas da Lancôme, afirma que as cores estão mais presentes entre as mulheres negras.

“É uma questão de gosto, como a mulher prefere. Antigamente havia um mito de que as mulheres negras deveriam usar um tom de cobre, mas hoje em dia isso é furado”.

Profissional da área, Alê de Souza explica que a nova tendência da moda não diferencia mulheres de pele mais clara ou escura. Para o maquiador, o principal é manter uma aparência natural.

“Existe uma tendência de maquiagem mundial com um ‘natural look’, não cobrindo muito a pele, fazendo mais transparente, valorizando tanto o olho e a bochecha”, analisa.

Cuidados

“A pele negra tem algumas características exclusivas dela. Ela é mais espessa, tem mais melanina, com maior proteção solar, e tem uma grande oleosidade, o que provoca uma tendência à acne”, explica o dermatologista Otávio Roberti Macedo.

Conforme o especialista, a maquiagem precisa ser mais leve. Alê de Souza lembra que os próprios produtos para maquiagem usados atualmente já ajudam a cuidar da pele. “Hoje em dia, as bases, os pós, são praticamente um tratamento de beleza, todos enriquecidos com vitaminas”.

Além da acne, peles negras e morenas costumam ressecar com mais facilidade. Por isso, o dermatologista alerta para não tomar um banho muito quente e demorado.

Fonte - MBPress

Comente