Maquiagem para o fim do ano!

Maquiagem para o fim do ano

Make nude. Foto: divulgação.

Todo final de ano é a mesma coisa: muita festa, alegria, diversão, comemoração. Para tanta badalação, é preciso saber compor um look. O make up artist Wilson Eliodório, juntamente com a marca de cosméticos Mary Kay, prepararam algumas dicas preciosas para essa virada de ano.

Ele lembra que, além da maquiagem, um cabelo bonito é essencial na composição do look. "Capriche no cabelo. Evite esticar e abuse do amassado, que fica mais jovial. Esse efeito praia deixa uma beleza mais suave", diz Wilson.

Uma dica de ouro, que vale para a vida: "menos é mais". O exagero acaba com qualquer visual. Então, escolha o que você pretende destacar e pegue mais leve em outras partes. Se você vai carregar na maquiagem, prefira roupas mais discretas; se quer usar um decote profundo e salto alto, cuidado para não exagerar no make e no cabelo.

Para quem procura um visual mais natural e suave - tanto dia quanto noite -, Wilson recomenda o look nude. "É mais informal, menos ‘montado’", afirma. "É perfeito para quem já pegou uma corzinha na praia e já está bronzeada", completa.

Agora, se você é uma mulher de personalidade forte e prefere uma maquiagem mais marcante, o ideal ainda é investir no look dramático. "Esse combina perfeitamente com qualquer ocasião, desde que seja em uma mulher de atitude", explica Wilson. As cores fortes dão destaque para certas áreas do rosto, especialmente aos olhos. "O olhar é o grande destaque da produção", afirma o make up artist.

Aprenda a fazer o look nude

A essência do look nude está em maquiar parecendo não estar maquiada, bem natural. Um dos segredos é a preparação da pele, que deve ser iniciada com uma leve esfoliação, com um creme de limpeza. Em seguida, é necessário aplicar um hidratante. O toque final da preparação é um fixador de sombras, que proporciona uma cor mais viva às sombras e ainda protege a pele das pálpebras, uma área bastante sensível.

Wilson reforça também alguns detalhes na preparação: usar sempre água fria para lavar o rosto, pois ela fecha os poros e deixa a pela mais bonita; aplicar os produtos sempre em movimentos circulares ascendentes (contra o efeito da gravidade); secar com uma toalha macia e com leves batidinhas, sem friccionar. "É impressionante como o resultado final da maquiagem é diferente com uma preparação completa como essa", diz.

Depois de preparada, a pele está pronta para receber a base. "Como no look nude a pele é o destaque, brincamos com dois tons de base, para fazer um jogo de sombra e luz", conta Wilson. No look de exemplo (foto), foi utilizada uma composição de tons: um mais escuro, que define a lateral e as maçãs do rosto, e outro mais claro, que serve como iluminador. Para deixar a pele com aspecto uniforme, é importante aplicar as duas bases com o mesmo pincel, porque assim nenhuma das cores fica muito marcada.

Uma dica é usar um iluminador facial para "levantar" regiões sombreadas da face. Wilson sugere que o iluminador seja aplicado como se fosse um corretivo, no canto interno dos olhos para esconder olheiras e outras áreas escuras. Para finalizar essa etapa, a dica é usar um tom mais opaco de base em pó, que também proporcionará um efeito iluminador à pele.

Em seguida, aplique uma máscara para cílios, ainda com o excesso do pó. Assim, caso caia alguma sujeira da máscara, ela pode ser retirada sem prejudicar o look.

Agora é a vez do blush, usado apenas nas maçãs do rosto. Um jeito fácil de aplicar é dar um sorriso e, com um pincel, passar o blush na área ressaltada, do nariz até a raiz dos cabelos. Se você tem a pele clara, prefira uma cor suave e avermelhada.

Para a sombra, utilize dois tons que ressaltem a cor natural da pele (podem ser marrons): um mais opaco e outro mais brilhante. Com um pincel, esfume a cor mais opaca, de maneira que o côncavo dos olhos fique marcado. O resultado será um olhar definido e sem aquele efeito pesado. Depois, passe a cor mais brilhante na raiz dos cílios, para iluminar o olhar. Completando o olhar natural, aplique uma sombra iluminadora na base da sobrancelha e abaixo da linha dos olhos.

Nos lábios, a dica são tons corais, que estão em alta para o verão. Além disso, você pode finalizar o look com um gloss mais dourado para dar um brilho discreto.

Para quem quer criar um nude mais forte e ousado, Wilson sugere o uso de um brilho labial incolor sobre as sombras, nas pálpebras. O resultado será uma cor mais brilhante e marcante.

Aprenda a fazer o look dramático

No exemplo, a cor escolhida foi o azul, mas Wilson também recomenda outras, como o chumbo, berinjela ou verde musgo. "Depende do desejo de cada uma, do evento que vai", comenta.

Prepare a pele aproveitando as dicas para o look nude. Em seguida, aplique a base. Wilson sugere a aplicação de uma base escura, para definir contornos, e outra clara, fazendo o papel de luz. Faça degrades de cor, criando volume, luz e sombra

Depois, uniformize a base. O resultado final deve ser um rosto definido, com maçãs, maxilar e nariz bem desenhados. O iluminador facial pode ser usado como corretivo nas áreas mais sombreadas.

O próximo passo é maquiar os olhos. Como eles devem ser destacados, não economize na hora de aplicar uma máscara preta que alongue e defina bem os cílios, além de um delineador, também preto. Este último deve ser aplicado na raiz dos cílios superiores e na base dos inferiores, sempre no lado interno da pálpebra, para não deixar pele à mostra por baixo do rímel e das sombras escuras.

Esfume com um pincel a linha feita pelo delineador que ficou na parte de cima das pálpebras. Se não ficar muito certinho, não se preocupe, pois o delineador será coberto pela sombra. Isso deixará o look mais forte e definido.

Use o mesmo pincel para aplicar uma sombra em tom preto e opaco sobre o esfumado do delineador, de maneira que cubra e marque todo o côncavo. Em seguida, passe uma sombra azulada e escura chegando bem próxima ao início da sobrancelha. O esfumado deve ser degradê.

Aplique uma sombra iluminadora perto da parte mais fina da sobrancelha. Não se esqueça de retocar a máscara para cílios e de aplicá-la também nos cílios inferiores. Use também um tom marrom de sombra, esfumaçado abaixo do cílio inferior.

[galeria]

Defina os lábios com um lápis retrátil para os lábios mais neutro, já que eles não serão destacados. Passe um batom neutro por cima e depois a mesma base utilizada no rosto

O toque final é o blush. Faça um biquinho para facilitar a aplicação.

Para um visual mais saudável, tendência deste verão, Wilson sugere o uso de pós-bronzeadores na lateral do rosto, evidenciando seus ângulos.


Aí é só se preparar para os elogios! Boas festas!

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente