Maquiagem para HDTV

Maquiagem para HDTV

Vanessa Rozan. Foto: divulgação.

Com a nova onda de televisores de alta definição - as HDTV - muita coisa muda para que a imagem fique ainda mais perfeita para você. Como ela mostra tudo muito mais nitidamente do que a captação comum, é preciso cuidado redobrado com o visual dos seus personagens preferidos.

A maquiadora Vanessa Rozan, da escola “Liceu de Maquiagem”, já está por dentro desse novo sistema de broadcasting, dando inclusive cursos para os profissionais que precisam saber como trabalhar com isso.

Segundo ela, o trabalho deve ser feito como se faz um make de fotografia de beleza ou de cinema. “Se você já é um bom maquiador de beleza, provavelmente irá sobreviver a essa mudança”, diz. “Todos os detalhes são cuidados com muita atenção. Da preparação da pele à aplicação da mascara de cílios, cada passo é feito quase com o auxílio de uma lupa, pois o HD mostra a imagem de três a cinco vezes mais nítida do que a captação comum”.

Ela compara essa reestruturação com a que aconteceu quando a televisão começou a exibir imagens a cores, e invocou uma nova maneira de trabalhar, com novas técnicas. “Os profissionais estão em busca de informação apurada e rápida, sabem que a imagem agora é muito menos permissiva do que antes e erros podem e vão aparecer caso haja descuido”, fala.

E quem trabalha com isso precisa mesmo rever a maleta de maquiagem. Se a tecnologia foi para a televisão, os produtos devem acompanhar e se modernizar também. Aqueles que possuem o poder de micronização de pigmento dão um acabamento mais natural e não pesam na pele. “Outra coisa que entra na maleta são os ‘primers’, uma categoria entre o hidratante e a base que prepara a pele para receber cor”, ensina. Ela explica que esses ‘primers’ são bem siliconados e disfarçam pequenas imperfeições, linhas finas e poros largos, deixando a textura da pele mais uniforme antes de aplicar a base. “É preciso ainda deixar de lado o tabu, por exemplo, de que o aerógrafo é a única técnica para maquiar em HD”, completa.


Além do curso que ministrou na Escola São Paulo sobre essa nova técnica, Vanessa grava toda semana o programa “Esquadrão da Moda”, no SBT, onde tudo é captado em câmeras de alta definição. “Funciona quase como uma escola para mim, faço a maquiagem e posso acompanhar o resultado no monitor HD, vejo todos os detalhes, a leitura de cor, sempre trocando muito com o diretor e apresentadores”. Ela espera que abrir novas turmas, mas isso vai depender da procura dos profissionais em se atualizar quanto essas técnicas.

www.liceudemaquiagem.com.br

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: make up primer hdtv rimel maquiagem olhos