Maquiagem para eles?

No mundo maravilhoso da internet, há uma infinidade de vídeos tutorais ensinado a mulherada como se maquiar melhor. São truques, técnicas, jeitinhos diferentes de dar aquele up no visual. Tudo para elas. Ou quase tudo. O blogueiro Thiago Botelho faz sucesso no mundo virtual com os conselhos sobre maquiagem masculina.

Thiago aprendeu a se maquiar prestando muita atenção nos maquiadores, quando era modelo e percebia a diferença gritante que o make fazia. "O melhor é que eles usavam truques básicos e até então não divulgados", lembra. A ideia do blog então surgiu quando Thiago procurava algum homem que falasse de ‘bases corretivos’ ou linhas específicas para eles. "Para minha decepção, não existia nenhum homem, nenhum site, nem nada especifico direcionado ao público masculino". Ele resolveu preencher a lacuna.

No site dele (http://maquiagemmasculina.com/) as pessoas encontram dicas de maquiagem e produtos para todas as ocasiões, além de testes, sorteios, concursos, novidades no mundo da maquiagem e moda masculina. Além disso, há o serviço delicioso de tira dúvidas. "Quem quiser, pode perguntar que eu respondo. Se eu não souber a resposta na hora, faço testes e dou o resultado final".

Conhecedor do universo das maquiagens, Thiago diz que algumas empresas estão começando a perceber que existe um público grande e fiel, além das mulheres. "Existem duas marcas que respeito muito, por serem pioneiras na linha de tratamento e maquiagem masculina, e que trata o assunto com seriedade e respeito", afirma. Ele está falando da Vichy (Vichy Homme) e de O Boticário (Linha Men), mas afirma que faz testes e usa todo tipo de produto, também de outras marcas. "Não existe maquiagem só para mulher ou homem", garante. "A pele masculina é complicada, pois existe a barba, a variação de textura. Busco sempre produtos que tenham ótima fixação, pigmentos e que a pele dos homens a receba bem".

A dica principal de Thiago para os homens que querem começar a se maquiar é olhar no espelho e perceber o que não gosta ou gostaria de melhorar. A necessaire básica dele tem corretivo no tom da pele, base líquida oil free (sem óleo), pó translucido (para zona T), rímel incolor, curvex para realçar o olhar (porque tem cílios pequenos) e manteiga de cacau sempre, para hidratar os lábios, além do protetor solar FPS 45.

"Espero que as mulheres entendam que o ‘Maquiagem Masculina’ foi criado para realçar a beleza dos homens e para que eles aprendam alguns cuidados diários. Não se trata de transformação. O meu lema é: ‘fácil, rápido e natural’", afirma. "Sou um homem comum que ao longo dos anos tenta se melhorar a cada dia, sem medo de testar novos produtos, novas técnicas e mostrar a todos que se cuidar é essencial".

Maquiando o preconceito

No meio de um mundo predominantemente feminino, Thiago comemora a maneira como foi aceito. Em pouco mais de um ano, recebeu apenas dois comentários preconceituosos em seu blog. Ele acha mesmo que os homens devem se maquiar e levanta a bandeira do bom senso quando fala do assunto.


Além disso, acredita que as mulheres adoram (ou adorariam) que o marido namorado usasse pelo menos um corretivo. "Não ensino homens a saírem de casa parecendo a Lady GaGa e sim bem cuidado, sem muitas ‘imperfeições’", conta. "Falo de maquiagem para homens, independente se ele dorme com homem, mulher, papagaio ou apenas um travesseiro confortável".

Confira os vídeos feitos por Thiago no seu canal no YouTube.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente