Maquiagem para disfarçar espinha

Maquiagem espinha

Foto: Marnie Burkhart/Corbis

Você está se programando para aquela festa e justamente no dia aquela espinha indesejável resolve aparecer? Se você ficou ansiosa a ponto de descuidar da alimentação ou dos hábitos higiênicos para evitar que essas inflamações aparecessem, o jeito é disfarçar usando a combinação de maquiagem corretivo + base.

Quem dá a dica é o maquiador Renato Daniel, do Espaço UMA. "Onde tiver acne você deve aplicar duas camadas de corretivo com a ponta do dedo. Depois é só passar duas camadas bem leves de base para deixar a pele mais bonita", orienta. Mas são camadas leves mesmo, viu? Senão a pele do rosto vai ficar com aquele aspecto craquelado depois de um tempo!

Segundo a dermatologista Luciana Hitomi, da Slim Clinique Medicina Estética, a espinha surge por conta do aumento da produção de secreção sebácea e da obstrução do folículo pilosebáceo. "Isso pode acontecer por conta do uso de maquiagem e cosméticos que obstruem os poros (bases cremosas, protetores solares em creme), uso exagerado de alguns sabões para controlar a oleosidade (produzindo efeito contrário), uso de hormônios masculinos (aumenta a produção do sebo) ou da higiene inadequada da pele", explica.

Estudos recentes apontam que certos alimentos também influenciam no aparecimento ou agravamento de acne. Dra. Luciana comenta que uma dieta rica em derivados do leite e alimentos com alto índice glicêmico (massa, arroz, doces) são alguns exemplos. "O aumento de insulina está relacionado ao aumento da ação do androgênio na pele, que provoca um aumento da secreção sebácea", acrescenta.

Para prevenir o problema são recomendados sabonetes adequados para higienizar a pele e controlar a oleosidade, alimentação rica em frutas, legumes e verduras (fonte de vitamina A, zinco, ômega 3) e aplicação de cosméticos adequados ao tipo de pele. Entretanto, quando a espinha aparece na mulher já adulta, a causa está relacionada a alterações hormonais que não podem ser evitadas. Elas devem ser diagnosticadas e devidamente tratadas.

O melhor mesmo é que a espinha seja eliminada logo nos primeiros sinais, pois podem deixar cicatrizes permanentes. Procure sempre um dermatologista para saber a melhor forma de tratamento.

O maquiador Renato Daniel, do Espaço UMA, separou outras dicas para você quer dar uma disfarçada nas espinhas usando maquiagem:

• Prefira o corretivo em bastão porque fixa melhor. Se for o líquido ele vai sair depois que você passar a base.

• Não espalhe o corretivo, só bata com a ponto do dedo em cima da espinha. Só assim ele vai fixar melhor.

• Não faça o procedimento ao contrário (base depois o corretivo). Senão você não vai conseguir passar o corretivo direito e a pele não fica com aspecto suave.

• Se você é branca e sua acne é bem rosada/vermelha, escolha um corretivo um tom mais escuro do que a sua pele, para dar uma quebrada no rosado e deixar a pele mais uniforme, e depois espalhe a base. Se passar o corretivo exatamente da cor da pele não será possível esconder a cor da acne.


• Se sua pele é morena ou negra e sua espinha está alta e com aquele pontinho branco indesejado na ponta, use um corretivo num tom bem próximo ao da pele. Procure passá-lo exatamente no ponto branco para dar uma boa disfarçada. Depois passe a base.

Agora se você não aguentou esperar a acne sumir com o secativo e a espremeu, deixando uma ferida, não tem muito jeito. "A pele fica áspera e se você passar base vai descascar justamente naquela região. Para tentar amenizar pelo menos um pouco, recomendo fazer o procedimento normal e passar na região uma base mais cremosa", diz Renato.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente