Maquiagem mineral é opção para peles sensíveis

Maquiagem mineral é opção para peles sensíveis

Kit Mineral O Boticário. Foto: divulgação.

Muitas mulheres evitam se maquiar por terem a pele sensível. Mas as linhas baseadas na natureza e que utilizam propriedades minerais na composição de seus produtos prometem ajudar.

"A maquiagem mineral utiliza substâncias oriundas da terra, como o dióxido de titânio, óxido de zinco e óxido de ferro. Estes minerais fornecem pigmentos e têm efeito anti-inflamatório", explica Danielle Bertino, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional São Paulo.

Esse tipo de maquiagem é indicada para as peles mais sensíveis e oleosas, que necessitam cuidados especiais. "Em muitos centros estéticos a maquiagem mineral é utilizada após procedimentos como limpeza de pele, aplicação de ácidos e laser e pós-cirúrgico", completa Raissa Tange, gerente de produto da Revlon.

Além da composição, a maquiagem mineral tem textura, cores e fixação diferenciadas. "Ela é composta de minerais ultrafinos, pulverizados e esterilizados, tornando-a uma maquiagem com mais aderência e fixação. Ela não tem pigmento artificial, as cores são extraídas das várias cores de dióxido de titânio encontradas na natureza. O efeito é uma pele natural e acetinada, além de todos os benefícios dos minerais à pele", explica Raissa. No caso da linha de minerais da Revlon são utilizados quartzo rosa, madrepérola e topázio.

Mas esse novo tipo de maquiagem não dispensa os cuidados convencionais. "A atenção com a preparação da pele deve ser a mesma. O uso do adstringente, tônico e hidratante é imprescindível para garantir uma pele livre de resíduos e sempre saudável. Após este processo, sempre aplique um filtro solar para aumentar a proteção da pele", diz a gerente.


Com tantos benefícios, surgiu uma lenda que afirma que a maquiagem mineral nunca provoca alergias. Mas é só uma lenda. "Ela minimizará a chance de surgimento de um processo alérgico, porém existem algumas maquiagens minerais que não são 100% minerais e, portanto, podem conter substâncias que venham desencadear alergias, como o parabeno", alerta Danielle. Mesmo assim, vale à pena testar a nova maquiagem, que oferece menos riscos que a convencional.

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente