Maquiagem Indiana

Em breve, estreia a nova novela da Globo, Caminho das Índias. Já percebi o sucesso que provavelmente a maquiagem e o figurino irão ter, porque já recebi alguns e-mails me perguntando para explicar como faz a maquiagem indiana.

Claro que devemos ter o cuidado de adaptar essas maquiagens “típicas e culturais” ao nosso dia a dia, por isso vou dar algumas dicas de como fazer sem exagerar na mão!

A característica mais marcante das indianas são os olhos pretos, que lá é usado em homens e mulheres, para proteger contra os “maus espíritos”. A maquiagem tradicional Indiana é feita com o Kajal.

Pesquisei e descobri que na Índia eles fazem o kajal em casa. Muitos indianos cozinham em fogo a lenha e por isso a panela fica bem preta em baixo, com tipo de uma foligem, eles misturam essa foligem com óleo e passam em volta dos olhos com os dedos... Achei interessante, mas obviamente não precisamos fazer isso por aqui!

Para fazer um olho parecido com o delas, você pode usar lápis preto, delineador e até o kajal que se vende em qualquer loja de cosméticos e maquiagem. O olho pode ser inteiramente contornado. Isso quer dizer, passar o lápis na pálpebra superior e inferior. Pode esfumar depois, se você usar o lápis ou o kajal. Já se você preferir o delineador, pode contornar os olhos com um traço fino ou mais grosso, como achar que fica melhor.

Juliana Paes na novela Caminhos da Índia

Juliana Paes, na novela Caminhos da Índia (foto divulgação TV Globo)

Na boca elas usam cores vivas como rosa claro, ou rosa pink, pêssego, ou até mesmo o vermelho...

Se você for mais clássica, pode passar somente o lápis preto na pálpebra superior e um batom puxado para essas cores que sugeri. O legal é respeitar o seu estilo e adaptar a moda ao seu jeito de ser.

Passo a Passo

1 - Prepare a pele - corretivo, base e pó.

2 - Com uma sombra clara, aplique no canto interno dos olhos até a metade da pálpebra.

3 - Com uma sombra preta ou marrom, comece passando do canto externo dos olhos até a metade da pálpebra. Aplique a sombra escura bem aos poucos para não ficar muito forte. Com o resto de cor escura que sobrar no pincel, vai misturando a cor escura à clara, de canto externo para o interno. Assim você faz um degradê de cores, tornando a sombra mais bonita e suave.

4 - Com um lápis preto, kajal ou delineador, passe bem rente aos cílios superiores e se preferir inferiores também.

5 - Com um pincel chanfrado ou cotonete, esfume o contorno para suavizar a linha.

6 - Use o curvex no cílios

7 - Aplique a máscara de cílios umas 2 vezes em cada olho.

8 - Batom rosa ou nesta tonalidade.

Mulheres indianas

Mulheres indianas

Agora pode arrasar com a maquiagem indiana neste verão...

Fê Guedes, colunista do Vila Batom, é make artist e hair stylist. Uma apaixonada pela transformação e a beleza que todas temos a ser explorada! Email: feguedesmakeup@gmail.com/ Blog Make Up - http://feguedes.wordpress.com

Comente