Maquiagem auxilia na proteção da pele durante o inverno

Maquiagem auxilia na proteção da pele durante o in

Maquiagens com fator de proteção solar (FPS) pode ser ótimos aliados na hora de proteger nosso rosto dos raios solares. Para as mulheres que ainda tinha dúvidas e inseguranças em relação aos produtos desse tipo, uma boa notícia: sabe aquela base que já vem com filtro solar e promote proteger sua pele? Pode acreditar, elas funcionam mesmo.

No entanto, assim como os filtros solares, essas maquiagens também devem receber igual atenção na hora de serem aplicadas. Isto é, a cobertura da pele deve ser completa, impedindo que os raios solares chegem até a pele.É importante ressaltar que o uso desses produtos não é aconselhável para casos em que a exposição solar será intensa, mas sim, para aplicações no dia-a-dia.

"O que difere os filtros solares presentes nas maquiagens dos tradicionais, aplicados com o propósito específico de proteção, é a adição, nas maquiagens de pigmentos que possuem a capacidade de cobrir imperfeições e também filtrar os raios solares. Ou seja, eles têm sua eficácia comparada a dos filtros solares transparentes, com a vantagem de que produzem efeito protetor adicional na faixa de luz visível", explica o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP), Dr. Sérgio Schalka.

O especialista ainda esclarece que, mesmo que em conjunto, as maquiagens com FPS e filtro solar não oferecem proteção redobrada. Segundo ele, deve-se optar pela aplicação correta de um dos dois, para evitar o risco de se realizar a junção dos dois produtos de forma inadequada, reduzindo a proteção real. O tempo indicado para a reaplicação de maquiagens com FPS é a cada duas ou três horas, variando de acordo com a intensidade de exposição solar.

Agora, para quem tem o dia a dia mais corrido, o cuidado mínimo recomendado é a aplicação do produto pelo menos duas vezes durante o dia, logo de manhã e, em seguida, no horário do almoço. Ainda sob outras formas de uso, Dr. Schalka adverte que as maquiagens com FPS podem ser utilizadas após procedimentos dermatológicos ou, até mesmo, quando os pacientes encontram-se em tratamentos de manchas, também conhecidas como melasmas.

Por Paula Perdiz

Comente

Assuntos relacionados: pele rosto vila batom manchas no rosto