Maquiador brasileiro faz sucesso em Hollywood

Maquiador brasileiro faz sucesso em Hollywood

Divulgação

Ele é um brasileiro que conquistou Nova York assinando o make-up de editoriais de moda, celebridades e atrizes de Hollywood. Nos Estados Unidos, representa a Shisheido - marca de cosméticos japonesa - e já mostrou o talento em rostos como Naomi Campbel, Kate Moss, Kirsten Dunst, Cindy Crowford, além de Gisele Bündchen, Ana Cláudia Michels e Raquel Zimmermann. Também assinou desfiles para marcas como Marc Jacobs, Donna Karan, Karl Lagerfeld (Channel), Carolina Herrera e muitos outros. Curiosa para saber quem é?

Renato Almeida é publicitário por formação, mas abandonou a carreira para se dedicar ao mundo da maquiagem. “Eu lembro que ficava horas nos arquivos das agências folheando livros de fotografia e todas as revistas de moda que podia encontrar. Foi quando eu comecei a me interessar por maquiagem”, conta.

Além da carreira invejável no mundo da moda, Renato é o maquiador nacional da Shisheido nos Estados Unidos, e realiza eventos por todo o país, educando clientes e editoras de beleza sobre como aplicar novas tendências, cores e produtos. “Em maquiagem existe uma hora para tudo, do minimalista ao mais dramático. O mais importante á manter o equilíbrio do olhar. Mas como o verdadeiro taurino que sou sempre vou pela beleza. No final das contas ainda quero olhar para uma imagem bela”, diz.

Numa entrevista exclusiva para o Vila Batom, Renato conta mais sobre esse maravilhoso mundo da maquiagem - e dá dicas importantes para sair de casa linda, sempre. Além disso, conta o segredinho desse sucesso todo. Confira!

Existe algum trabalho que tenha marcado de maneira especial sua carreira?

Sim, o primeiro desfile que fiz na equipe de Pat McGrath, um show da Anna Sui, em 2002. A Pat era uma inspiração e ser convidado para participar da equipe dela foi uma honra. Ela ainda é a maquiadora mais poderosa na moda no mundo todo, um gênio.

Tem como fazer uma “maquiagem de celebridade” em casa?

Qualquer pessoa pode fazer uma maquiagem de celebridade. O segredo é conhecer o seu rosto, saber o que ressaltar e o que corrigir. Cílios postiços também ajudam muito. Todas as celebridades querem e usam para eventos. A MAC faz alguns dos melhores modelos, de discretos e quase imperceptíveis a completamente dramáticos.

Existe algum visual que esteja ultrapassado e deva ser evitado?

Lápis de boca em cor diferente do batom fazendo o contorno. Não fica bem em ninguém.

Pode dar dicas de produtos que não podem faltar na necessaire de uma mulher? E quais suas marcas preferidas?

O que não pode faltar é um bom hidratante com protetor solar, corretivo, um gloss e máscara preta. Minhas marcas preferidas são: Shiseido, MAC, Make Up Forever, Shu Uemura, Chanel, Armani, Lâncome, etc.

Não pensa em voltar ao Brasil? Qual sua relação com o país?

Procuro ir ao Brasil pelo menos duas vezes ao ano para ver a família, os amigos, estar no meu país. Desde 2008 estou sendo representado pela ABAamgt (agência de representação de fotógrafos, stylists, make-up hair, diretores de arte), em São Paulo. Com isso, tenho aliado férias à trabalho sempre que vou para o Brasil, o que é perfeito para mim.

Qual foi o segredo para tanto sucesso no mundo da maquiagem?

O segredo é a dedicação e não desistir. É um meio muito competitivo, mas sempre acreditei que cada um tem o seu caminho e graças a Deus o meu tem sido incrível.

Agora veja as dicas de tendências especiais de Renato Almeida para as Vila Amigas e descubra que look de estrela pode ser repetido em casa!

Tendências de Inverno:

Contorno: Criar definição e profundidade no rosto com um pó um pouco mais escuro que a pele. Marcar o côncavo dos olhos, as têmporas, a testa, embaixo do osso da bochecha e do queixo. É um velho truque usado pelas atrizes de Hollywood e maquiadores em geral que funciona em todo mundo, criando uma proporção mais harmoniosa no rosto todo.

Olho preto: Foi a cor que imperou nos desfiles de inverno da última temporada de NY. Monocromático e dramático, o olho vem escuro da raiz dos cílios até um pouco acima do côncavo dos olhos, esfumaçando a medida que chega próximo a sobrancelha.

Boca apagada: O famoso batom nude veio mais usável dessa vez, em cores pálidas, mas mais rosadas, apagando os lábios com textura cremosa que dá brilho e volume ao mesmo tempo.

Tendências de Verão:

Delineador Preto: Veio em todas as texturas (pó, lápis ou líquido). Aplicado rente aos cílios no olho todo fazendo uma pontinha para cima no final, ele define e levanta o olhar instantaneamente. O truque é tentar fazer o traço bem fininho para o look não cair no retrô.

Batom Vermelho: Desta vez ele veio mais moderno e menos severo. A idéia é usar a cor para realçar a boca, mas sem desenhá-la precisamente. O segredo é começar a aplicar o produto no centro dos lábios, com os dedos ou um pincel mais grosso e ir espalhando aos poucos. O ideal é que a cor se dilua nas bordas. Bem mais democrático e menos gráfico.

Iluminador: O que o contorno faz com a sombra, o iluminador faz com a luz. Ele reflete a luz nos pontos mais altos do rosto criando uma proporção elegante ao mesmo tempo em que dá um viço à pele. Em líquido ou pó ele é aplicado em cima do osso da bochecha, no canto interno dos olhos e no V dos lábios. É aquele efeito de luz que vem de dentro que as mulheres aqui amam. Funciona.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente