Leveza na maquiagem de quem usa óculos

Leveza na maquiagem de quem usa óculos

Em revistas femininas é muito comum ver seções de truques e dicas, principalmente quando o assunto é beleza. E isso inclui a maquiagem. Até aí, nenhum problema. Mas e se você usa óculos? Como adequar o make ao acessório necessário?

A maquiadora Raphaella Bahia, do salão Longevitá, do Rio de Janeiro, afirma que, escolher o look certo, mesmo com óculos, é super fácil. O primeiro passo é ter em mente que a maquiagem deve ser algo leve - já que os óculos chamam atenção por si. "Hoje, está se usando maquiagem suave, mesmo para as pessoas que não usam óculos. Sem dúvida as armações simples permitem um pouco mais de ousadia, mas mesmo assim, deve-se ter certa cautela para não ficar ‘over’", explica a profissional.

E falando em armações, elas são super importantes na hora de escolher a cor ideal da sombra, por exemplo. Raphaella diz que quanto mais colorida e grossa for a armação, menos maquiagem se deve passar. Tudo para conseguir harmonia no visual. "O modelo e a cor sempre influenciam na hora de escolher sombras, blush, batom. Armações extravagantes combinam com maquiagem suave. Os óculos já funcionam como um enfeite no rosto, portanto, não é necessário o uso de muitas cores ou brilho", diz.

Além da maquiagem, a Raphaella diz que outros fatores influenciam no visual ideal quando se trata de óculos - como cabelo e outros acessórios, por exemplo. "Quando for olhar no espelho, tente observar o ‘todo’ e não um ponto específico do rosto. Tudo precisa estar em harmonia", frisa a profissional.

Cuidar das sobrancelhas também é uma ótima dica. "As lentes já escondem bastante o brilho dos olhos. Tudo que você não precisa é de pelos sobrando", brinca Raphaella. A profissional explica que a região deve sempre ficar iluminada, sem aqueles pelinhos extras. "Uma sombra clara, opaca, é uma excelente pedida para valorizar a região acima da armação", ensina. "Um detalhe importantíssimo: jamais escolha uma armação que esconda suas sobrancelhas. Ela esconde suas expressões", completa.

A maquiadora comenta ainda que a escolha para o visual perfeito pode começar já na hora de comprar a armação. "É interessante, na hora de comprar os óculos, que você já vá com uma maquiagem habitual, para ajudar na escolha e ver se o efeito é desejado", comenta.

Raphaella ensina outros cuidados que você pode ter para deixar o look um arraso. Se você é míope, por exemplo, cuidado com o jeito que aplica a maquiagem. "A lente deixará seus olhos pequenos, portanto use uma maquiagem que crie uma ilusão de que eles são maiores. Se você tem hipermetropia, a lente vai aumentar seus olhos e distorcê-los. Por isso, prefira maquiagem esfumada, que possa minimizar o efeito", sugere.

Caprichar na pele é sempre indicado. Raphaella lembra que base e blush são ótimos aliados na hora de camuflar as imperfeições. Nos olhos, opte por sombras com cores neutras e o use lápis preto e rímel - apenas para dar volume aos cílios e não alongar. "Para os lábios, use cores neutras se tiver pesado um pouco mais nos olhos ou cores mais fortes, se a maquiagem estiver suave atrás da armação".


Se os óculos escolhidos foram mais extravagantes, pedem maquiagem mais ‘clean’. "Cuidado para não colocar ‘informação’ demais no seu rosto", alerta ensina a maquiadora. Nada de usar óculos vermelhos com uma sombra prata e um batom rosa-choque. "Se você criar vários focos de atenção no rosto, eles ‘entrarão em guerra’ aos olhos de quem lhe vê. Por isso, a regra de escolher uma só parte para chamar atenção ainda está valendo".

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente