Kajal, maquiagem que vem do oriente

Kajal maquiagem que vem do oriente

Do lado de lá do mundo, pintar os olhos é tradição que vai além da beleza. A moda dos olhos coloridos tem relação com proteção contra doenças e até espiritual. Pelo menos é o que explica a aromaterapeuta Sâmia Maluf, de São Paulo. Segundo ela, os antigos orientais usavam o kajal - pó ou bastão para pintar os olhos - como fator de proteção contra doenças oftalmológicas e problemas inflamatórios em geral e até contra maus espíritos. “Até hoje alguns povos, como os berberes, povo que vive no Norte da África, perto do Marrocos, nas terras do Saara, ainda aplicam kajal nos olhos dos bebês para fortalecê-los espiritualmente”.

Até mesmo as mulheres do Oriente Médio, que culturalmente cobrem o corpo totalmente, usam o kajal para pintar os olhos. “As marroquinas, por exemplo, são muito vaidosas. Os véus, a burca e os trajes só não cobrem os olhos. Por isso o kajal é tão popular até hoje”, comenta.

Na Índia, no Egito e no Marrocos, entre outros países orientais, usa-se o produto em pó - feito de carvão (carbono) e especiarias bem moídas - e aplica-se com um palito. Por lá, as mulheres preparam o próprio kajal, com carvão, cravo, canela ou pimenta.

O tal cosmético já foi hit aqui do lado ocidental do mundo, na década de 60 e 70, quando a onda hippie se inspirava na moda indiana. Agora, com a Índia em horário nobre, o produto volta às prateleiras e estojos de maquiagem. Aqui no Brasil, há um kajal orgânico direto do oriente, importado pela Sâmia Aromaterapia que ajuda a realçar o olhar, em diversas cores.

leia também


A fórmula ayurvédica desse kajal, composto de óleo vegetal, cera de abelha e carbono, acalma e limpa os olhos cansados e irritados - e até intensifica seu brilho natural. Esse carbono, encontrado em algumas versões do kajal, barra as partículas de pó nos olhos e os protege contra iluminação intensa. Como alguns produtos contêm cânfora, dá ainda uma sensação refrescante aos olhos, previne inflamações e clareia a vermelhidão.

O kajal Lakshmi Ayurvedic Beauty pode ser encontrado em diversas versões.

Divulgação

Divulgação

Existe até incolor, para os homens que querem apenas tratar a região dos olhos, sem colorir. Os preços variam de R$ 104 (versão colorida sem carbono) até R$ 116 (para o preto, com cânfora ou sem). No site www.bysamia.com.br é possível encontrar os pontos-de-venda espalhados pelo Brasil.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente