História da Maquiagem

Foto Divulgação

Quer viajar no tempo e entender que muitos ritos de embelezamento nem sempre tiveram todo o glamour percebido nos dias de hoje? Leia o livro História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado - em Busca da Perfeição, da autora Ana Carlota Régis Vita (Editora Anhembi Morumbi)

A obra faz um levantamento histórico sobre os diferentes conceitos de beleza em diferentes épocas e castas sociais. Mostra como alguns hábitos diários de beleza surgiram com propósitos que nem imaginaríamos como a proteção contra as adversidades da natureza ou por proibição de poderes políticos, religiosos e financeiros.

A leitura revela como surgiram as maquiagens, quais eram os primeiros objetivos desta prática, os cuidados com os cabelos e como os penteados foram mudando de forma, volume e cor de acordo com os usos e costumes de cada período histórico.

A autora, a carioca Ana Carlota Régis Vita, trabalhou como jornalista de moda e foi orientadora de moda do grupo GT Agilon de fabricantes de vestuário do Bom Retiro. Atualmente é designer de jóias, especialista em consultora de História da Cosmética e do Penteado.

Por Karina Conde

Comente

Assuntos relacionados: penteado cosmética