Guia prático de sombras

Guia prático de sombras

Desfile Lenny. Foto Reprodução FFW

Como escolher o tom, a textura a marca e outros detalhes em relação às sombras de maquiagem para compor um look perfeito? Essas e outras dicas a gente traz aqui, para você arrasar na produção, seja para o dia a dia ou para uma ocasião mais especial, como o dia dos namorados que está chegando.

No dia a dia, as sombras mais indicadas são as clarinhas. Rosa, tons pastéis, nude, beige. À noite você pode abusar de tonalidades mais escuras, como o preto, marrom, e em jantares e baladas, pode abusar do brilho.

Segundo os maquiadores profissionais, o melhor jeito de passar a sombra é com pincel. Ele deixa a maquiagem bem acabada e o resultado fica mais natural. O ideal é um para aplicar e outro para esfumar.

Olhos pequenos - tem que cuidar para não deixá-lo muito fechado, arredondado. Escolha uma cor clara para o côncavo e cor mais escura para fora. Nunca use lápis dentro dos olhos, sempre por fora. A não ser que seja um olho todo preto, aí aplique dentro, fora e esfume. Isso dá uma sensação maior para o branco do olho.

Olhos grandes - o olho pode ser bem marcado. Para o dia é possível usar os tons de marrom, que fica bem suave. Em uma produção para noite, pode se fazer bem preto. Sempre passe o lápis dentro do olho.

Olhos azuis - tons que mais realçam são o bronze, dourado e marrom.

Olhos verdes - prefira usar o cobre, marrom, cinza ou tons de mel.

Olhos castanhos claros - podem ser destacados com mais cores, como o marrom, cobre, prata, cinza, verde, azul e preto.

Olhos castanhos escuros - todas as cores podem ser usadas sem medo de errar .

As cores das sombras também podem contribuir para um look mais marcante. Tons que deixam o olhar mais sensual são cores quentes como amarelo, vermelho e laranja, dourado, marrons com pitadas de vermelho como a páprica ou ferrugem.

A qualidade da sombra interfere diretamente nos resultados. Existem marcas que não são as mais caras, mas oferecem aderência e cobertura de nível profissional, para não errar na hora da compra, experimente o produto: teste a fixação e verifique se a cor que aparece na embalagem é a mesma do produto.

leia também


Agora se atente ao tipo de sombra. As sombras compactas proporcionam maior definição e cobertura. Já as sombras em pó ou cremosas dão um resultado mais natural e têm maior fixação. A melhor mesmo é aquela que tem boa fixação e não cai embaixo do olho quando aplicada. As sombras cremosas, por exemplo, são mais fáceis de aplicar e retocar durante o dia.

Por Jessica Moraes

Comente