Como usar maquiagem na pele com rosácea

rosácea

© Seb Oliver/Corbis

Mulheres com rosácea podem amenizar o problema de pele com maquiagem. A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele. A afecção se manifesta principalmente no centro da face, mas pode expandir-se pelas bochechas, nariz, testa e queixo e afeta mais as mulheres entre 30 e 50 anos.

Como não tem cura, o tratamento é indicado de acordo com o grau de evolução de cada caso. Quem sofre com a doença ou percebe alterações no rosto deve, antes de mais nada, deve procurar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento que possivelmente reverta o quadro.

Isso não impede que se possa melhorar a aparência através da make. Nesse caso a maquiagem não serve para camuflar, mas sim corrigir a pele de maneira uniforme.

Antes de usar a maquiagem, no entanto, é preciso lavar cuidadosamente a pele. Nada de esfoliar e usar esponjas abrasivas, que possam irritar a pele. Limpe levemente com os dedos e seque o rosto com uma toalha macia.

E atenção na hora de comprar os produtos. Peça orientação do médico dermatologista e use produtos recomendados ou formulados por ele. Nos demais casos, leia sempre a fórmula dos produtos cosméticos, se são indicados para peles sensíveis e se são hipoalergênicos.

Na make, a composição mineral pode ser uma boa escolha, uma vez que geralmente não contém substâncias irritantes. Desconfie de maquiagem que contenha álcool, retinol, ácido glicólico ou vitamina C. Além disso, teste todos os produtos em seu pescoço antes de colocá-los em seu rosto. Se você tiver uma reação, não use o produto e anote os seus ingredientes para ajudar a lhe guiar nas futuras compras.

O segredo na hora de fazer a make é eliminar a vermelhidão da pele. Tente esses truques:

Procure usar um corretivo antes da base para ter um bom acabamento. Se usar apenas a base a pele continuará vermelhinha. Procure um primer corretor verde e aplique antes de tudo. Em seguida aplique uma fina camada de corretivo verde nas regiões avermelhadas. Depois, entre com a base normalmente.

Nos olhos, escolha sombra e lápis em tons neutros. Considere abrir mão do blush, já que sua pele já tem muita cor. Nos lábios, opte por batom com cores neutras, perto do seu tom natural de boca. Evite batom vermelho, que pode intensificar a vermelhidão na pele. E a água termal pode ser uma boa para acalmar a pele (depois da limpeza ou antes da make).


Por Jessica Moraes

Comente