Combinando sombra e batom

Combinando sombra e batom

Batom rosa claro que tende para o cor de boca é tendência e combina com sombra verde-água. Foto: divulgação/ Lumi.

Combinar cores de sombra e batom é fácil se você não gosta de ousar. Quem gosta de mudar sempre, sabe que é necessário ter cuidado para não fazer uma combinação errada no make e destruir o visual.

A consultora de maquiagem da Lumi Cosméticos, Natália Antunes, explica que a primeira regra é: se a sombra é mais escura, mais forte, o batom tem que pender para uma cor mais neutra. E o mesmo vale para a combinação com a roupa. "Roupa preta não combina com batom escuro".

Confira as dicas da especialista sobre as melhores cores para cada tipo de pele:

Pele clara

Especialmente as mulheres com cabelo loiro mais claro devem evitar batons dourados e alaranjados, porque ficam muito apagados no rosto. Para a primavera-verão, a tendência é usar batons de tons rosados e até vermelhos. As sombras que mais combinam com esse tipo de pele são os tons de bege e caramelo. "Prefira tons claros na parte interna para "abrir" o olho, e faça um degradê mais escuro na parte de fora.", explica Natalia.

Verde-água é uma cor legal para pele branca, especialmente entre as mais jovens. Combine com batons tons de terra, claros ou escuros. Evite o pink, porém o rosa mais para o cor de boca ou um gloss nesses tons vão bem. "Na pele branca essa cor (verde-água) tende a parecer um pouco prata, mas um tom mais forte na parte exterior do olho reforça a cor verde."

Rosa também é uma boa opção para as branquinhas. Para dar um peso maior aos olhos vale optar por uma tonalidade mais escura. O batom pode ser rosado, tanto claro como escuro, ou mesmo cor vinho. "O batom pink é recomendado para sombras em rosa claro, ou na cor prata".

Pele morena

Para a pele morena, as sombras azuis e rosa não são indicadas. Apenas se usar com um efeito esfumaçado. As sombras que mais combinam são as de tons terrosos, pastéis, dourado e verde. "Só é preciso tomar cuidado e usar bem o corretivo na região dos olhos, porque a sombra marrom acentua a olheira."

Na pele morena, o verde não fica tão forte, tão vivo como na pele branca. Boa pedida para quem prefere uma make mais suave. "Para as morenas claras, um batom que fica ótimo é o vermelho alaranjado e, para as peles mais escuras, um vermelho vinho."

[galeria]

Dourado fica muito bem em quem tem pele mais escura, e a dica da consultora é fazer uma aplicação uniforme da sombra, sem muito degradê. Fica legal combinada com um batom mais escuro, um marrom forte, uma cor chocolate.

Morenas que adoram um batom forte, vermelho, devem usar e abusar da sombra prateada. "É ótima porque a sombra é leve e clara".

Já se a sua preferência for pela sombra preta, Natalia explica que é necessário tomar alguns cuidados. "Por ser uma cor escura e muito forte, não se pode exagerar. Opte por usar menos sombra". O batom deve ser claro e suave como um gloss transparente, um batom tom de boca ou rosa claro.


Com todas essas dicas, é só caprichar e arrasar na produção no final de semana!

Por Larissa Alvarez

Comente