Brechós online de maquiagem

A internet trouxe consigo uma série de facilidades para as moçoilas que amam se cuidar. Agora é muito mais fácil conseguir uma maquiagem, por exemplo, da MAC, sem ter que depender daquela sua tia que foi aos Estados Unidos. Além dos sites que importam produtos de beleza (e cobram um bocado para isso), algumas blogueiras decidiram investir no nicho.

Além de venderem peças de roupas que não servem mais (ou por outros motivos), algumas donas de brechós online importam maquiagens para vender, ou praticam o desapego com suas próprias makes.

Apesar do título de "brechó", o estado dos produtos é bem variado. Em alguns casos, as vendedoras apenas testaram o produto (muito comum em caso de bases), enquanto em outros, as maquiagens estão novas e foram importadas justamente para sua revenda.

Entre os queridinhos, estão as maquiagens importadas, em especial da MAC e Eyeko, pincéis e kits de maquiagem (principalmente de sombras), como os da Coastal Scents e Sigma Makeup.

A dona do "Brechó da Pat", Patricia Lima, conta que seus produtos são novos, mas ela não veria problemas em, por exemplo, vender uma base que não lhe serviu. "Mas já acho mais complicado vender um batom usado, por exemplo. Isso depende muito do tipo de maquiagem", explica. Em geral, os preços são classificados de acordo com o valor do produto, da cotação do dólar e do frete, segundo a dona do blog.

Apesar das facilidades e do preço camarada, comprar maquiagem pela internet pode ser complicado, já que não permite a experimentação. Patricia aconselha que a compradora verifique se a foto postada corresponde ao produto, se a cor do produto é a correta para você (em caso de bases, corretivos etc.). Ela dá mais dicas: "Tire todas as dúvidas quanto à textura do produto, acabamento, durabilidade, se o produto é hipoalergênico, etc. Quanto ao vendedor, se o mesmo é conhecido na net, busque referências, procure saber se alguém já comprou com essa pessoa, se já teve problemas."

A hora da entrega também exige cuidados da vendedora, que deve embalar a mercadoria adequadamente, para que ela não chegue danificada na casa da cliente. No caso do "Brechó da Pat", os produtos que chegam com defeitos podem ser trocados.

"Se a pessoa pedir uma encomenda direta, coisa que eu faço para raríssimas exceções, só para pessoas conhecidas, a encomenda leva de 20 dias a 30 dias para chegar aqui para mim. No caso de Pronta Entrega, assim que o pagamento é identificado, a mercadoria é postada no próximo dia útil. A partir daí, o tempo de entrega varia com a modalidade de postagem escolhida pela compradora e com a agilidade dos correios", disse.


O pagamento, na maioria dos casos, é feito por depósito bancário e por serviços como o Pag Seguro (no caso de brechós maiores, já que uma taxa é cobrada pelo serviço)."Acho que todo mundo tem direito a ter uma maquiagem de qualidade sem que precise pagar uma fortuna por isto", completa.

Ficou animada? Confira uma listinha de brechós virtuais feita pelo Vila Batom:

Casa dos Brechós (um "listão" de brechós pela web)Brechó da PatClassificados VNF (do blog "Vende na Farmácia?")Brechó Coisas de AmigasBazar Beauté

Por Ana Paula de Araujo (MBPress)