Batom matte: clássico volta à moda no século XXI

Durante algumas décadas, o batom matte foi o queridinho de modelos, estrelas do cinema e fashionistas de plantão.A ausência do brilho provoca maior impacto da cor e uma aparência de classe e distinção. Recentemente, o produto voltou e tem garantido seu espaço na nécessaire das mulheres contemporâneas. Confira dicas de como usá-lo com a beauty artist Penelope Beolchi.

Os batons matte são aqueles que não possuem brilho, são opacos, foscos ou de efeito aveludado. Muito utilizado na Europa e nos EUA há alguns anos, ele caiu no gosto das brasileiras na temporada do verão 2012 e ao que tudo indica vai continuar para o Inverno. O produto se popularizou no Brasil, inicialmente, em uma cartela de rosas pastel, passando pelos tons de boca, o nude e, finalmente, os vermelhos e alaranjados. Esse tipo de batom pode ser considerado um clássico, muito utilizado durante as décadas de 40 e 60, e que voltou novamente as passarelas internacionais no início dos anos 90.( e, agora, virou hit. )

O efeito que o batom matte proporciona é muito elegante pois, além da longa duração, a textura apresenta sobriedade, camufla imperfeições, além de aumentar a leitura da cor em função da boa cobertura dos lábios. ?Com a ausência do efeito cintilante, que interfere na percepção da tonalidade real, é possível visualizar muito melhor a verdadeira cor do produto. Para mulheres que gostam de um aspecto mais seco, com longa duração e sem brilho, este tipo de batom tem tudo para se tornar o predileto?, ressalta Penelope.

Todas as mulheres podem fazer o uso desse tipo de batom tranquilamente. As de idade mais avançada podem usar e abusar, pois o fato de ter um toque seco, evita que ele escorra pelos sulcos formados pelas rugas ao redor dos lábios.

Vale lembrar que a preparação dos lábios é fundamental para um resultado bonito. ?Costumo hidratar a boca com um lip balm para o batom fixar mais tempo, não perder a textura e craquelar?, indica a beauty artist. Agora, para mulheres que ainda não possuem esse produto coringa na nécessaire, existem alguns truques para um acabamento matte profissional:

  • Utilize um lápis de contorno labial ao invés do batom, o efeito é incrivelmente fosco e dura por muitas horas.
  • Aplique o batom cremoso sobre a boca e retire com um lenço de papel. Repita o processo algumas vezes sempre retirando o brilho com a folha de lenço. Aos poucos os lábios ficarão coloridos e opacos, com um efeito bem similar ao batom matte;
  • Passe o batom cremoso sobre a boca e aplique pó facial solto. Retire o excesso do pó com o pincel. Essa técnica suaviza a cor e por isso é indicada para ser aplicada em efeitos nude.

Entrevista realizada com a beauty artist e hair stylist Penelope Beolchi

Gostou desse post? Comente! Divulgue!

[imgImportadorBlog-6]

Comente

Assuntos relacionados: moda dicas tendência batom entrevista hipoglos