Batom - faça a escolha certa para seus lábios

Batom  faça a escolha certa para seus lábios

Quando o assunto é maquiagem, não tem jeito, o batom ainda é o queridinho entre as mulheres. Afinal, bocas ultracoloridas são um charme a parte nas produções femininas. Se você faz parte do time que não abre mão do batom nem para ir até a padaria, saiba que alguns cuidados são essenciais para manter a saúde dos lábios, sem contar a importância de saber escolher o produto certo para o seu tipo de pele.

De acordo com a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carolina Marçon, "Não existe um 'grupo de risco' para o uso do batom. Ele deve ser evitado nas pessoas que apresentam alergia aos componentes do produto, pois pode causar coceira, ardor e aparecimento de feridas. Também não é indicado compartilhar o batom, já que algumas doenças, como herpes, podem ser transmitidas desta maneira", ensina.

Outro fator muito esquecido pelas mulheres, mas que merece atenção especial é o uso de batons com filtro solar. "Hoje existem muitos produtos no mercado com filtro solar, mas o ideal é que a proteção seja no mínimo 30, com amplo espectro UVA/UVB", afirma a médica. Ou seja, além de te deixar linda eles ainda protegem a sua boca.

"Nos casos de lábios muito ressecados, o uso de um hidratante labial antes da utilização do batom pode ser interessante para aumentar a hidratação e dar mais uniformidade à aplicação". Agora, na hora de remover o cosmético nada de esfregar a região, o mais indicado é utilizar um demaquilante para evitar traumas locais ou irritação. "Em casos de alergia, recomenda-se sempre procurar o dermatologista para uma avaliação do tipo de reação e tratamento adequado, pois pode ocorrer infecção secundária no local acometido", explica Carolina.

As fãs de maquiagem sabem que não são somente as cores que diferenciam os batons, mas que no mercado existem inúmeros produtos com características distintas que são indicados de acordo com o tipo de cada pele. Quer saber qual o melhor batom para você? A Dra. Carolina dá a dica:

Batom de longa duração - este tipo de batom tem mais pigmentos que o batom convencional, não sendo necessário retocá-lo com tanta frequência, pois dura mais tempo nos lábios. Geralmente são apresentados em bastões mais finos. Contraindicação: lábios muito secos, pois este batom pode dar uma sensação de ressecamento logo após a aplicação e, em alguns casos, realmente provocam o ressecamento dos lábios.

Batom cremoso - tem brilho úmido, cobertura aveludada, é macio e emoliente. Quanto mais cremoso, menor a duração nos lábios. A textura cremosa é resultado do balanceamento dos agentes emolientes utilizados na sua composição. Dê preferência para aqueles que contém FPS. Contraindicação: evite em reuniões como jantares e almoços de negócios, pois o batom sairá rapidamente, além de ter o inconveniente de ficar marca de batom no copo, nos talheres e no guardanapo de pano.

Batom cremoso brilhante - assim como o cremoso, é macio, tem brilho úmido e cobertura aveludada. Além disso, tem maior concentração de pigmentos metálicos. Contraindicação: as mesmas do batom cremoso.

Batom hidratante - possui ativos em sua formulação que ajudam a aumentar a ação da hidratação. Umectante e emoliente possui ótimo deslizamento. Ideal para lábios ressecados causados pelo frio e pelo excesso de sol. Lábios ressecados causam má impressão. Para evitá-los, mantenha os lábios hidratados passando hidratante para dormir e utilize batom hidratante durante o dia. Batom que concilie hidratante com FPS é o ideal para quem tem lábios sempre ressecados. Contraindicação: não há contraindicação.

Batom em lápis - ganha pela praticidade; é macio e ótimo para carregar na bolsa. Além disso, é mais difícil de estragar que o tradicional, já que não sofre tanto com as mudanças do clima. Contraindicação: não há contraindicação.

Por Paula Perdiz

Comente

Assuntos relacionados: rosto boca batom lábios vila batom