Bailarina ensina truques de maquiagem

Bailarina ensina truques de maquiagem

Christiane Matallo

Bailarina é um dos primeiros encantos da vida de uma menina. Muitas mulheres sonham em ter todo seu charme e postura. E certamente, um dos pontos mais marcantes desta dançarina é o olhar, tão destacado no filme Cisne Negro - a principal fonte de expressão do corpo humano. Talvez você pode não ser uma bailarina profissional, mas pode usar os truques de maquiagem para ficar parecida com uma.

Como a iluminação é intensa e a dança aumenta a transpiração, as bailarinas têm que recorrer a maquiagem à prova d’água. Esta dica pode ser usada por mulheres que ficam o dia inteiro fora de casa e que não têm tempo para retocar o rosto. "Antes de começar a maquiagem limpo muito bem o rosto, isto é essencial para o make fixar", afirma a bailarina Christiane Matallo, proprietária do Studio de dança que leva o seu nome, localizado em Campinas - SP.

"É fundamental, para a maquiagem de palco, usar produtos de ótima qualidade. Começo com um bom corretivo, pó compacto ou pancake e uma base. Uso sempre um tom abaixo ao da minha pele, para não ficar escuro demais no palco", revela Christiane. A bailarina conta que usa o blush para alongar o rosto, aplicando o produto, nas maçãs do rosto, com um pincel na transversal. Para quem deseja bochechas mais volumosas, o segredo é aplicar o blush com movimentos circulares.

Segundo a dançarina, os olhos merecem atenção redobrada. "Eles têm que sobressair", diz. Para conseguir um efeito bacana, Christiane usa um tom base nas pálpebras superiores e por cima aplica uma sombra cobre e outra preta, somente nos cantos externos, para marcar. "Uso lápis preto somente no contorno dos olhos, do lado de fora, abaixo dos cílios inferiores. Gosto de aplicar um lápis branco rente aos cílios para ‘abrir’ o olhar", conta a bailarina.

Christiane conta que o grande "truque" para dar um efeito bombástico aos olhos é colocar cílios postiços, porém a dançarina lembra: "É preciso tomar cuidado com a cola. Ela deve ser de ótima qualidade para não soltar durante a dança. E cuidado ao retirar, pois ela pode arrancar os seus cílios". Para disfarçar a cola, aplique uma camada de delineador rente aos cílios. Christiane Matallo conta que acha indispensável que a bailarina saiba fazer a sua própria maquiagem. "Isso faz com que nós nos conheçamos melhor, nos prepara para o palco", diz.

Durante o espetáculo nada pode tirar a atenção da bailarina. Normalmente brincos, mesmo os pequenininhos, alianças e pulseiras ficam no vestiário. O cabelo deve estar sempre bem preso em um coque. "Passo muito gel e faço um rabo de cavalo, bem firme, no alto da cabeça. Como tenho os cabelos muito volumosos faço uma trança e enrolo formando um coque. Uso vários grampos para prender bem. Já cheguei a usar 60 grampos simultaneamente", revela.


Christiane confessa que não é nada fã de glitter na maquiagem. "Muito brilho choca!", dispara. Para a boca, a bailarina diz que gosta de vermelho. A cor é chamativa e marcante. Para finalizar o make a bailarina aplica um fixador de maquiagem, isso ajuda a manter a cor e não borrar nada até o fim do espetáculo.

Para quem é bailarina ou aprecia o make dos espetáculos encontra na rede uma infinidade de vídeos que explicam passo a passo como produzir a maquiagem de Natalie Portman, em Cisne Negro. Esse aqui explica em detalhes como fazer. Veja:

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente