Atleta do nado sincronizado dá dicas para maquiagem durar mais

Dicas para a maquiagem durar mais

Lara Teixeira e Nayara Figueira. Foto Reprodução/CBDA

Que mulher nunca deixou de escorrer algumas lágrimas com medo de borrar a maquiagem? Seja em formaturas, casamentos ou até no cinema com a famosa cena de amor que emociona. Toda mulher se preocupa se vai estragar o make e não adianta negar.

Agora imagina as meninas do nado sincronizado: sempre mega produzidas, fazem suas apresentações debaixo d’água (correndo o risco de estragar a maquiagem) e ainda se preocupam em ganhar uma medalha! Sem falar nas atrizes, noivas, mães e ainda bailarinas que durante o espetáculo suam e podem derreter a pintura.

Felizmente, o problema que atinge a todas nós virou coisa do passado! Temos motivos para deixar as histórias de "rímel escorrendo" somente para os filmes em preto e branco. Conversamos com o maquiador Anderson Montes, que atualmente trabalha no programa Pânico na TV, e com a loira Nayara Figueira, atleta que faz parte da equipe brasileira de nado sincronizado, para contar mais pra você sobre o universo à prova d’água.

O profissional explica que não tem segredo nenhum: "É só usar tudo à prova d’água, hoje em dia a cosmetologia nos dá a liberdade na hora de escolher o tipo de maquiagem. Lápis, rímel, batom e blush em qualquer modalidade se aplica". Sobre as marcas ele deu algumas dicas: "Existem maquiagens que são próprias para teatro, TV e cinema, você pode esfregar com o dedo que não sai, porém essas são de uso profissional. Para o dia a dia recomendo Lancôme (de Paris) e Kryolan (da Alemanha)".

Mas para as mulheres que precisam de um tratamento mais especial como as noivas, por exemplo, Anderson explica sobre o novo método que ele usa no trabalho, o AirBrush. Também conhecido no Brasil como Aerografia, esse tipo de maquiagem é feita por uma pequena pistola ligada a um compressor de ar para produzir os jatos de tinta. "Essa maquiagem propõe uma durabilidade maior e é necessário um curso, portanto somente profissionais fazem esse trabalho", esclarece o maquiador. Esse processo custa em torno de R$ 1.500,00 para noivas.

Já as meninas do nado sincronizado, que quase não têm tempo para pensar em maquiagem, precisam de agilidade e praticidade na hora de se produzir. "Como a apresentação dura em média quatro minutos, nós só passamos rímel e lápis à prova d’água", conta Nayara. "Passamos fixador na sombra também, mas o batom e o blush aguentam os mergulhos".


Nossa equipe brasileira voltou recentemente do torneio mundial de Xangai com o resultado de 4º lugar no quadro de medalhas. Agora a preparação é para o Pan Americano 2011, que acontece em outubro na cidade Guadalajara, México. "Não vemos a hora de chegar logo", conta a atleta sobre a ansiedade da equipe. "Mudamos a coreografia para acelerar os movimentos e os treinos estão bem intensos".

Se você quiser saber mais sobre alguns produtos à prova d’água, entre no site da Kryolan (http://www.kryolan.com.br/produtos.htm) e descubra maquiagens. Ou ainda se estiver interessada no trabalho Airbrush do maquiador, converse com ele no twitter: @dinhomakepanico

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente