Acerte na hora de maquiar os olhos

O olhar. Um dos traços mais marcantes de uma mulher. E se ele estiver maquiado, então, sempre chamará mais atenção. Mas você já reparou que, por mais que a maquiagem pareça perfeita, às vezes não cai bem em você? E por mais que você siga os passos corretamente, você sempre acha que tem "algo estranho" no rosto?

Esse problema não ocorre só com você e muitas mulheres não sabem que, para cada tipo de olho, existe um modo diferente de se maquiar. Para que você sempre acerte nas escolhas e deixe o olhar perfeito, o Vila Batom foi atrás de alguns especialista que deram dicas super bacanas para você aprender a maquiar corretamente o seu tipo de olho. Confira:

Olhos orientais - Comece escolhendo uma tonalidade mais escura de sombra. A maquiadora Raphaela Bahia, da Clínica Longevitá, no Rio de Janeiro, sugere a cor marrom escuro. "Aplique essa sombra em toda pálpebra móvel e uma clara, como, por exemplo, o branco perolado, próximo às sobrancelhas". Para dar profundidade aos olhos, você pode aplicar a técnica do esfumado. "Crie assim um falso côncavo, simulando um côncavo mais fundo", ensina o maquiador Douglas Cruz, do Planet Hair, em São Paulo. "Faça esse esfumado, de preferência, com cores mais fortes", completa.

Olhos próximos (juntos) - Escolha um efeito esfumado. "O esfumado nos cantos externos é o melhor disfarce, pois dá a impressão de distanciamento dos olhos", afirma Douglas. Segundo Raphaela, o ideal é aplicar primeiro uma sombra escura no canto das pálpebras e depois, próximo aos olhos, escolher uma sombra mais clara. "Aplique uma sombra escura - por exemplo, marrom, preto ou grafite - do canto da pálpebra móvel até a metade", ensina a especialista. "Evite a sombra escura próxima aos olhos e use uma sombra clara - como, por exemplo, o bege ou branco perolado - próximo às sobrancelhas", completa.

Olhos afastados - Para esse tipo de olhar, Raphaela recomenda o mesmo processo utilizado nos olhos orientais. Já Douglas complementa, afirmando que o truque é esfumar os cantos internos dos olhos.

Olhos saltados - Raphaela afirma que olhos saltados ficam melhor em cores mais escuras para as pálpebras. "Evite cores muito claras nas pálpebras, pois a cor clara pode deixá-los mais saltados", diz. "Sombra escuras em toda pálpebra dá a impressão de profundidade", completa Douglas.

Olhos fundos (que não deixam aparecer as pálpebras móveis) - Douglas afirma que a melhor maneira de disfarçar esse tipo de olho é utilizando cores claras em toda a pálpebra móvel, exatamente o contrário dos olhos saltados. O maquiador conta ainda que, não há problema algum em esfumar os cantos, desde que haja uma predominância das cores claras. "Iluminadores também vão bem nesses casos, onde a cor clara dá a impressão de volume", indica o especialista. Raphaela ressalta que, quem tem olhos fundos, comumente apresenta olheiras. Para disfarçá-las, a maquiadora ensina: "O ideal é evitar cores muito escuras, como o preto, o roxo e o café". Nesse caso, o jeito mesmo é disfarçar com uma boa base ou um bom corretivo "da tonalidade da sua pele", indica a maquiadora Paola Ribeiro, do Salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro. "O legal é usar pouco produto, o suficiente para cobrir as olheiras, sem esfregar, dando batidinhas de leve e, depois, fixar com pó", completa Douglas.

Olhos caídos - Primeiro de tudo, "evite sombras brilhosas e metálicas", diz Raphaela. "Escolha uma sombra marrom clara para ser aplicada até a metade da pálpebra móvel - de fora para dentro, ou seja, do canto para dentro, em direção ao nariz - e sombra bege, sem brilho próximo a sobrancelha", ensina.

Mas cuidado com o excesso de maquiagem. "Para obter um resultado mais natural, você pode misturar duas cores, a mais escura com a clara, para criar um ‘degradê’", explica Raphaela.

Para aplicar corretamente as sombras, Paola explica que o ideal é passar o produto em toda a pálpebra, sem o efeito de iluminação. Já para a noite, o caso muda. "Passe a sombra na parte inferior da pálpebra, acrescentando logo após o iluminador na raiz dos fios".


Se você está em dúvida de qual cor escolher, Douglas afirma que tons mais crus e amarronzados, como marrons, beges, caramelos, pérola e dourado, caem muito em todos os tipos de olhos. Já para as mais ousadas, o profissional indica o preto e o branco. "A cor clara tem que, de certa forma, combinar coma cor escura, e, nesse jogo de luz e sombra, sempre são necessárias cores claras e escuras", completa. Paola garante que cores nude e pastéis combinam com qualquer ocasião, portanto, sempre mantenha esse coringa na sua bolsinha de maquiagem.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente