A ordem dos cosméticos altera o resultado na pele

cosméticos pele

foto: Shutterstock

Cuidar da beleza não é uma ciência exata, mas se a sequência correta da aplicação dos cosméticos for seguida à risca, pode haver grandes chances de maximizar o efeito dos produtos na pele, sabia?

Especialistas afirmam que há, sim, uma sequência correta para aproveitar ao máximo os benefícios de cada produto. "É um erro passar os cremes de forma aleatória, formando camadas e mais camadas de produtos sobre a pele, achando que eles vão funcionar tudo junto", afirma a farmacêutica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi.

De acordo com a especialista, se você possui uma variedade de cosméticos para aplicar no rosto todas as manhãs, por exemplo, você deve antes de tudo lavar o rosto com água morna e com produto apropriado para a região, pois ele ajudará a preparar a pele para receber os cosméticos seguintes e absorver melhor os ativos.

"Nessa etapa, recomendo utilizar tônicos, adstringentes ou mousse de limpeza facial, pois eles complementam e intensificam a limpeza", revela Mika.

A regra é simples: os produtos mais leves, a base de água ou gel são os mais indicados para iniciar o processo. Depois, os produtos um pouco mais encorpados como loções e, por último, os cremes mais pesados.

"Os cremes mais leves não conseguem passar pelos pesados e, por consequência, não chegam à pele. Logo, os produtos não farão efeito. Um dica relevante é esperar alguns segundos um cosmético secar antes de aplicar o próximo. Essa sequência também vale para os produtos de uso noturno, pois é nesse momento que o cosmético ajuda a pele a reparar os danos sofridos durante o dia e prepará-la para o dia seguinte. Claro, durante à noite, você pode pular as duas últimas etapas", explica.

A especialista ainda afirma que os produtos manipulados podem proporcionar melhores resultados, uma vez que são feitos sob medida para cada pessoa, seja na quantidade e qualidade dos ativos.


Comente

Assuntos relacionados: cosméticos cuidados com a pele