A inspiração dos maquiadores

A inspiração dos maquiadores

Assim como a história se repete, a moda vai e volta, as tendências morrem e ressuscitam, o círculo virtuoso do bom gosto se copia, geração após geração. E acontece o mesmo com o mundo da maquiagem. Hoje, o que fazia a cabeça - e o pele - das mulheres nos anos 50 e 60, ou voltam com tudo ou, no mínimo, inspiram as criações contemporâneas.

O maquiador Márcio Portela, do Crystal Hair, diz que a maquiagem da metade do século passado acaba ditando muito do trabalho que ele faz hoje. “Os anos 50 são a época da feminilidade. E os olhos ganharam destaque. Nessa época foi criado um verdadeiro arsenal composto por sombras, rímel, lápis para os olhos e sobrancelhas, além do indispensável delineador”, acrescenta.

Já Rodrigo Gomez, maquiador do Espaço Glecciano Luz, diz que sua grande influência é a maquiagem das primeiras estrelas dos musicais em technicolor: as pin ups - que voltaram com tudo! “O termo é vivo até hoje e o look é bem vintage e vem fazendo a cabeça das mulheres. O estilo é bem quente e inspira muitas mulheres até hoje”, diz.

Para Fellipe Freitas, também do Crystal Hair, a maquiagem evoluiu a partir do aprimoramento das fórmulas dos produtos que neutralizam a pele. “Hoje existem tantas opções que as mulheres podem até pecar pelo excesso. Nos anos 40 elas usavam muita maquiagem, hoje a pedida é pela pele bem feita, olhos delineados e boca nude”, indica.

Na opinião dele, a década mais especial para o mundo da maquiagem foi, sem dúvida, a dos anos 60. “Tem todo um glamour diferente de quando as mulheres eram mais chiques. É o equilíbrio entre o look carregado da melindrosa dos anos 50 e do visual psicodélico dos anos 80”, define.

Marcio Melo, maquiador do salão Éclat, também prefere os truques dos anos 60 e confessa que sua inspiração é Brigitte Bardot. “Ícone de moda e beleza dos anos 60, a atriz francesa pode, deve e merece ser copiada. O visual era bem romântico e sem muitas cores. A pele e os lábios eram bem apagados para poder destacar os olhos”, explica.

Se é para falar de celebridades internacionais atuais, Fábio, do Crystal Hair, também tem a sua musa inspiradora: a bela Angelina Jolie. “Todas querem copiar seu look naturalmente despojado”, diz. Para ele, a cantora Rihanna é outra também que se destaca pelo olhar de felina, bem marcado, e René Zellweger também faz boas produções. “Entre as brasileiras, gosto de Juliana Paes e Carolina Dieckmann, que costuma usar bastante smoky eyes, ou olhos esfumaçados”.


Segundo ele, um super produto do passado que hoje é usado com frequência é delineador. “Quem é antenada, costuma fazer releituras dos anos 60 e 80, que pede olhos bem marcados e boca apagada, em vez do clássico vermelho”, opina. “Hoje, as mulheres também abusam do rímel e do blush, para dar uma aparência mais saudável e criar um look sofisticado ao mesmo tempo”, finaliza.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente