Trio de verão - produtos que não podem faltar na bolsa

Trio do verão  produtos que não podem faltar na bo

Praia, sol e bronzeado irresistível. Parece uma combinação perfeita, desde que acompanhada de um bom protetor solar, um hidratante facial e um hidratante corporal. É o que afirma Maurício Pupo, dermatologista e professor de cosmetologia.

Todo mundo já ouviu falar que deve-se usar protetor solar diariamente, sobretudo no verão. Com a elevação do nível dos raios UV, pode haver maiores riscos de danos à pele, que variam de uma vermelhidão até o aparecimento de manchas, envelhecimento precoce e até câncer.

Portanto, não tem como ser diferente: é imprescindível usar protetor solar. Mas o problema é que muitas pessoas acabam por não reaplicar o produto durante o dia, conforme a especificação do fabricante (a cada três horas).

A indústria dermocosmética, entretanto, até nisso já pensou. Pupo confirma que estudos científicos recentes comprovaram que novos princípios ativos podem permanecer na pele por 12 horas, protegendo-a, assim, dos riscos dos raios UV. "Basta o consumidor procurar no mercado o fotoprotetor que oferece o maior tempo possível sob a pele", diz.

As recomendações, porém, não param por aí. Depois de um dia de sol, mesmo com proteção solar, o cosmetólogo afirma que é necessário recuperar a pele com uma boa hidratação, tanto a facial quanto a corporal.

"Após a exposição solar, a pele perde a manutenção e regularização natural do manto hidrolipídico, ou seja, perde água, o que a deixa mais ressecada, mesmo para quem estava usando o protetor solar durante a exposição, pois nenhum produto protege 100% contra os radicais livres", informa Pupo.

O especialista explica que a radiação potencializa a ação de enzimas que degradam a elastina e fibras de colágeno. Além disso, a radiação solar diminui a capacidade de retenção de água, perda da luminosidade e tonicidade, além de deixar algumas áreas da pele com manchas e mais flácidas, surgindo, desta forma, as temidas rugas e linhas de expressão.

Por Jessica Moraes

Comente