Tire suas dúvidas sobre tatuagem

Noélli Matos do Farfalla Ink fala sobre as principais dúvidas
dúvidas-tatuagem

Foto: ® Farfalla Ink

Não há primeira vez fácil em nada na vida. E quando o assunto é tatuagem, a "iniciação" tende a ser repleta de dúvidas. Se você já está decidida a marcar a pele é bom estar bem antenada antes do grande dia.

Pensando nisso o VilaMulher entrevistou a Noélli Matos, tatuadora e ilustradora do Farfalla Ink. Ela faz um trabalho incrível com desenhos autorais na cidade de Santos e Santo André (SP). Segundo ela, antes de fazer a primeira tatuagem é indicado ter certeza da arte escolhida e do motivo da tattoo. "Se a razão for moda é importante lembrar que as modas passam e, daqui há dez anos, o desenho pode não ter mais significado, ou seja, pense bem", alerta.

Antes de entrar na agulha existem coisas importantíssimas para saber. Por isso, Noélli respondeu para a gente algumas questões frequentes: 

1- Todo tipo de pele pode ser tatuada?

Sim, porém algumas pessoas podem ter alergia ao pigmento da tatuagem. Em alguns casos eu faço testes de alergia para saber se a pele vai apresentar algum tipo de irritação, o que é muito raro. O que pode acontecer são complicações durante a cicatrização por conta de bactérias externas. Por isso é importante encontrar um estudio com boas condições de higiene e ter cuidados em casa.

2- Quais regiões do corpo são mais indicadas?

Não existem limitações. Existem partes mais estéticas que outras, o que é uma questão bastante pessoal. Algumas regiões também aparentam mais o envelhecimento e os efeitos do sol, como a parte de cima do antebraço, que é muito mais gasta que a parte de dentro. Então a pele fica mais grossa e o traço da tatuagem envelhece bem mais depressa.

Partes do corpo que têm muitas articulações ou desgaste também tendem a envelhecer precocemente, por exemplo: pulso, mão e sola do pé. Lembrando que não é a tatuagem que envelhece, e sim a pele!

3- Que cuidados é preciso ter antes de fazer?

É preciso estar com a saúde em dia e não tomar muito sol antes do procedimento, pois a pele vai estar em processo de renovação. Pessoas que tem dificuldade de cicatrização, diabetes ou são soropositivo precisam dobrar a atenção com a saúde em geral.

4- Como eu sei que o tatuador é confiável?

A primeira coisa que você precisa fazer é definir suas expectativas. Feito isto, é só procurar alguém que as corresponda. A tatuagem é um trabalho em conjunto, você precisa conhecer o trabalho do profissional e saber com quem está lidando a partir de trabalhos anteriores.

5- Quanto tempo demora para cicatrizar a tatuagem?

É uma questão muito individual, cada organismo age de um jeito. Tatuagens que envolvem linhas e pontos tendem a cicatrizar em uma a duas semanas. Já trabalhos que envolvem bastante cor e preenchimento demoram um pouco mais, então o cuidado precisa ser maior.

6- Peles morenas e negras também podem ser tatuadas?

Toda pele pode ser tatuada, levando em conta de que cada cor apresenta um resultado diferente. Uma pele muito clara tem muito mais contraste de cor do que uma pele parda por exemplo. É como se fosse uma folha em branco, o resultado varia de acordo com a cor de base. Desenhos para pele negra precisam ser pensados com cuidado, principalmente quando envolvem efeitos de cor, pois tudo depende do contraste.

7- É recomendável usar anestésico contra a dor?

Não acho recomendado, pois cada organismo age de uma maneira. É preferível não usar para evitar alergias e reações adversas. A dor faz parte da tatuagem, do processo de se tatuar. Além disso, é legal se sentir gratificada com o resultado final sabendo que você passou pela dor e valeu a pena!

8- Quais cuidados é preciso ter com as tatuagens recentes?

As recomendações são as mais diversas. Eu penso na tatuagem como um machucado qualquer, ou seja, alterações na alimentação, higiene e até modo de vestir pode influenciar na cicatrização. Tocar na tatuagem fresca ou deixar a roupa encostar abre brecha para a entrada de bactérias, então cuidado! Eu aconselho o uso de pomadas específicas para a tatuagem que são mais hidratantes.


Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: tatuagens tatuagem Thamirys Teixeira