Sol sem exagero é essencial à saúde

Sol na medida sem exagero é essencial para a saúde

Adora tomar sol? Então aprenda a tomar na medida certa para continuar linda e saudável. Foto: © Rob Melnychuk/Corbis

Tomar sol é muito mais do que simplesmente se bronzear na praia. Ele proporciona o clima ideal para correr ou caminhar no parque, além disso nutre nossa pele e organismo, se for tomado adequadamente e nos horários certos.

Uma das funções do sol em nossa saúde é ajudar na produção da vitamina D que facilita a absorção do cálcio nos ossos e melhora nosso equilíbrio. Só que isso não justifica o exagero na exposição ao sol.

Com a chegada do verão, a maioria exagera e se expõe justamente quando o sol é prejudicial. Entre as 10 e as 16 horas é o momento nocivo do sol, quando a incidência de raios é mais forte e sem proteção há o risco maior de desenvolver o câncer de pele.

O correto é se proteger sempre com protetor solar de fator mínimo de 30, e tomar sol até as 10 horas da manhã e após as 4 da tarde. E lembrando que os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele têm sua ação acelerada pela exposição em excesso ao sol, em grande parte. Portanto, tomar sol na hora certa é duplamente necessário, uma questão de saúde e beleza.

E você está tomando seu sol da saúde na hora certa?


Por Giseli Miliozi

Comente

Assuntos relacionados: verão saúde sol