Sessão de crioterapia oferece risco de morte - Saiba mais

Após sessão de beleza sem supervisão, Chelsea Patricia foi encontrada congelada em um tanque de nitrogênio
crioterapia morte

Foto:Chelsea Patricia Ake-Salvacion-Albert Ake-AP

Será mesmo que vale tudo pela beleza? A morte de uma funcionária de um SPA levantou novamente a questão da "beleza à qualquer custo" nesta semana. Isto porque a jovem de 24 anos, Chelsea Patricia Ake-Salvacion foi encontrada congelada em uma cabine de nitrogênio líquido com temperatura abaixo de zero após entrar sozinha no equipamento que promete emagrecimento rápido.


A mulher trabalhava no turno da noite no spa Rejuvenice, que oferece duas formas de terapia de congelamento, em tanques que podem chegar a -150 ºC. Depois da jornada de trabalho, Chelsea ficou para fazer uma sessão pessoal de crioterapia, sem o acompanhamento de ninguém. 

Ela enviou uma mensagem para seu namorado dizendo que iria fazer o procedimento pois estava sentindo dores musculares. Imagens da câmera de segurança mostram o momento em que ela fecha a clínica neste mesmo dia.

crioterapia morte

Spa Rejuvenice, em Las Vegas

Na manhã seguinte, outra funcionária encontrou o corpo de Chelsea congelado na câmara de nitrogênio. "Quando a encontraram, ela estava congelada e dura como uma pedra", disse o tio de Chelsea, Albert Ake, em entrevista por telefone. As informações são do site G1.

Após a fatalidade, as autoridades locais disseram que a clínica não tinha licença para oferecer tratamentos estéticos ou outros procedimentos. Além disso, as análises sobre a causa da morte ainda não foram concluídas.

O spa Rejuvenice oferecia sessões de 30 minutos por US$ 60 com um cupom de desconto. Autoridades determinaram o fechamento das três unidades da empresa depois do ocorrido.

Ainda não há evidências suficientes de que o procedimento feito no corpo todo possa trazer benefícios concretos para a saúde. Por isso, fica o recado: antes de se submeter a qualquer procedimento, procure a precedência do mesmo e informe-se!

A terapia 

A crioterapia é usada em tratamentos estéticos e geralmente localizados em uma área só. No caso da funcionária, ela entrou em um tanque onde se resfria o corpo inteiro. O procedimento em áreas localizadas deve ser realizada por profissionais de dermatologia.  Esta terapia é contraindicada para pessoas com infecções na pele, feridas abertas, psoríase e doenças desencadeadas pelo frio.

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira crioterapia