Retenção de Líquidos - procure a causa!

Retenção de Líquidos  procure a causa

A retenção de líquidos provoca a sensação de inchaço e ganho de peso, sem motivo aparente, já que não há acúmulo de gordura. Muito comum entre as mulheres, principalmente no período pré-menstrual, ela faz com que ocorra um aumento das mamas e da barriga.

O incômodo costuma passar logo após a menstruação, mas nem sempre isso acontece. “O inchaço também pode ser por problemas hormonais, renais, hipertensão e má alimentação”, explica o endocrinologista Daniel Raicher.

Ainda de acordo com o especialista, algumas mulheres têm mais propensão para reter líquidos por herança genética. “Existe uma variabilidade individual de cada pessoa, mas a genética pode ajudar”, conta.

Para acabar com o problema, é preciso procurar um especialista e investigar a origem da retenção. “Precisa ver se não é algum problema renal ou de tireóide. Cada problema tem um tratamento específico”, alerta Raicher.

Incomodadas com os sintomas, muitas pessoas tomam diuréticos. Porém, tal atitude não é recomendada. “Isso pode prejudicar quem tem problemas nos rins”, acrescenta o endocrinologista.

Quem quiser aliviar o inchaço, pode abusar das águas e dos chás, mas não deve deixar de consultar um médico. Isso porque ele vai descobrir os motivos da retenção de líquidos e indicar um tratamento adequado. O problema pode ter uma causa séria!

Fonte - MBPress

Comente