Rede quer descobrir o potencial para cosméticos da Amazônia

Rede quer descobrir o potencial para cosméticos da

Andiroba. Foto: divulgação.

Que a Amazônia oferece um leque enorme de possibilidade para a indústria de cosméticos ninguém duvida. Mas também não há dúvidas de que há maneiras de explorar melhor e de maneira sustentável toda essa riqueza natural da região. Com o objetivo de desenvolver projetos nessa área e aproveitar os recursos naturais como andiroba, copaíba, castanha do Pará e babaçu para a criação de produtos com maior valor agregado, foi desenvolvida a Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocosméticos, a Redebio, uma parceria entre os estados do Pará, Maranhão, Amazonas e Acre e Tocantins.

O Coordenador do Laboratório de Ciências Exatas e Naturais da UFPA e integrante da comissão de criação da RedeBio, Prof. Alberto Arruda, explica que a idéia é trazer investimentos para estudos dos recursos da região amazônica. “Nessa primeira fase a idéia é estudar o que a floresta oferece, ver suas propriedades e então criar produtos de qualidade alta. Hoje em dia existem produtos feitos a partir de andiroba e copaíba, por exemplo, mas eles não atendem a qualidade desejada.”

Rede quer descobrir o potencial para cosméticos da

Andiroba. Foto: divulgação.

A idéia é aproveitar todo o potencial e gerar renda, inicialmente para quem trabalha na região e depois, a médio prazo, para o País inteiro até mesmo com exportação desses produtos. Afinal, cosméticos de açaí, por exemplo já fazem sucesso entre as americanas e européias.


O professor explica que a maneira como a Redebio vai se desenvolver depende dos investimentos que virão com o tempo e o que será descoberto com as pesquisas, mas o principal objetivo é melhorar a qualidade dos produtos brasileiros e fazer as fórmulas de maneira mais apropriada. “Hoje em dia sabemos por exemplo que a andiroba tem propriedades anti-inflamatórias, quem sabe com os estudos descobrimos que ela serve para ser usada em um creme contra a celulite?”

Agora é torcer para que as descobertas sejam as melhores possíveis!

Por Larissa Alvarez

Comente

Assuntos relacionados: cosméticos amazonia açaí andiroba