Raio-X dos cremes antiestrias

RaioX dos cremes antiestrias

As estrias preocupam muitas mulheres, pois apesar de não fazerem mal à saúde, elas são esteticamente desagradáveis. No mercado cosmético há uma infinidade de cremes e loções que prometem acabar ou ao menos prevenir as estrias, porém sabemos que nem todos desempenham a ação que prometem. E como se defender destes cremes que só prometem?

A saída é o consumidor estar sempre bem informado sobre os ingredientes que realmente podem combater as estrias e examinar cuidadosamente o rótulo de cada produto e, em caso de dúvidas, ligar para o SAC do fabricante e exigir a composição qualitativa da formulação, isto é, a relação dos ingredientes que foram usados na fabricação do produto. Note que o fornecimento da composição qualitativa é obrigatório para todos os produtos formulados no Brasil, Europa e EUA e o fabricante tem obrigação de descrever na parte de trás da embalagem ou rótulo.

Alguns fabricantes também disponibilizam estas informações em seus próprios sites e outros até explicam a função de cada um deles na formulação do produto. Em todo caso preparei um guia dos ingredientes mais utilizados nos cremes antiestrias e, se você está preocupado com o desempenho dos seus produtos, imprima a relação abaixo e leve sempre com você na hora da compra.

Vitamina A

Excelente e essencial para a boa multiplicação das células da nossa pele, manutenção da renovação celular, hidratação e regeneração profunda. Pode estar presente na forma de retinol ou de palmitato de retinol. Alguns produtos são tão concentrados em vitamina A, que chegam a ser ligeiramente amarelados.

Vitamina C

Ótima para estimular a produção de colágeno e elastina e, assim, prevenir o rompimento da pele quando ela é esticada em excesso, evitando, dessa forma, as estrias. Quando utilizada sobre as estrias vermelhas, pode fazê-las desaparecer completamente em apenas três meses. Aparece nos rótulos com o nome de ácido ascórbico.

Vitamina E

Poderoso antioxidante que combate a inflamação e os radicais livres, mantendo a pele mais protegida e aumentando ainda sua elasticidade, fatores fundamentais para a prevenção das estrias na gravidez. Aparece nos rótulos com o nome de tocoferol ou tocoferil acetate.

Fatores de Crescimento

Descobertos recentemente há menos de três anos no Brasil, eles são os mais potentes regeneradores da pele e assim os maiores aliados no combate às estrias. Também chamados de fatores de crescimento celular, pois são capazes de produzir pele nova e regenerar a pele que falta na região das estrias, estimulando enormemente a produção de colágeno e elastina. Aparecem nos rótulos dos cosméticos com os nomes de oligopeptídeos.

Manteigas Vegetais

Sou fã incondicional destes ingredientes e a minha preferida é a manteiga de karité, embora as manteigas de cacau, manga, cupuaçu e ilipê, também sejam excelentes para a pele sujeita às estrias. A grande vantagem das manteigas e, principalmente a manteiga de karité, é seu fenomenal poder de hidratação da pele sem deixá-la engordurada e com sensação de pegajosidade. As manteigas são ainda ricas em ômegas-3, 6 e 9 e são a alternativa mais eficiente para a prevenção das estrias da gravidez.

Silícios Orgânicos

Fundamentais para manter a pele forte e mais resistente na hora em que for esticada. Estudos revelam que a aplicação de uma loção à base de silícios orgânicos durante a gravidez (Hidroxiprolisilane, um tipo de silício ligado ao aminoácido prolina) é capaz de evitar completamente o aparecimento das estrias durante a gravidez. Nos rótulos aparecem com o nome de silanóis.

Óleos Vegetais

Assim como as manteigas, eles garantem a hidratação profunda da pele - eles são capazes de penetrar facilmente através da epiderme - durante as fases de maior tensão como gravidez, puberdade e ganho de massa muscular na musculação. Os preferidos e mais eficientes são o óleo da rosa mosqueta que é rico em vitaminas A e C e o tradicional óleo de sementes de uvas, uma das maiores fontes de vitamina E.

Glicerina

Nos rótulos encontrados com o nome de "glycerin" é um dos hidratantes mais inteligentes, pois são capazes de ativar os canais de hidratação chamados "aquaporinas" da pele, hidratando-a em grande profundidade. A glicerina é hoje considerada um dos hidratantes mais eficientes da cosmetologia moderna.

Óleo Mineral

Não serve para nada a não ser para lubrificar a superfície da pele e dar a falsa sensação de hidratação. São encontrados nos rótulos com o nome de vaselina, "mineral oil" ou "parafin". Por serem obtidos do petróleo não penetram na pele.


Parabenos Encontrados nos rótulos com os nomes de metilparaben, etilparaben e propilparaben exercem efeitos negativos sobre a pele. Apesar de serem os conservantes mais usados pela maioria dos produtos de mercado, foram relacionados ao aparecimento de cânceres e tumores em diversos estudos científicos.

Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br

Comente