Queratose pilar - como se livrar das bolinhas nas costas

Como se livrar das bolinhas nas costas

Usar blusas regatas ou decotes nas costas é um tormento para quem tem cravinhos ou aquelas "bolinhas" nas costas. Envergonhadas, muitas mulheres preferem passar calor a exibir braços e costas acometidos por essas manchinhas que teimam em aparecer.

Essas tais "bolinhas", são conhecidas como queratose pilar ou queratose folicular e surgem, principalmente, nas costas, face lateral dos braços e face lateral das coxas. Elas são muito comuns em peles sensíveis, alérgicas e com chance de apresentarem reações de hipersensibilidades.

"A queratose aparece devido à oclusão do folículo piloso (estrutura composta por um fio de cabelo ou pelo) e com maior frequência em adolescentes, pelo estímulo hormonal", explica dermatologista Dra. Shirlei Borelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP).

Apesar de terem controle, essas bolinhas podem evoluir com o passar dos anos. "A queratose não está relacionada com maus hábitos de higiene, mas podem piorar com banhos longos e quentes, uso de buchas ou esfoliantes físicos. Há, também, casos de possível predisposição familiar", conta a dermatologista.

Existem vários tipos de tratamentos. Alguns fazem uso de cremes emolientes e ativos como uréia, ácido láctico, alguns alfa-hidróxiacidos (conhecidos também como ácidos frutais) e até medicamentos orais (como derivados de vitamina A). "O uso de peelings químicos também pode amenizar o problema", lembra a especialista.

Por não serem cravos ou espinhas, Dra. Shirlei afirma que uma limpeza de pele não resolve a queratose. Mas sugere outro método: "Uma esfoliação com agentes pouco abrasivos, seguida de hidratação adequada, pode ajudar."


Agora que você já sabe que essas bolinhas incômodas têm cura, é hora de pensar em adquirir as peças da moda e arrasar no próximo verão! E não deixe de consultar um dermatologista para definir qual o tratamento mais indicado para você!

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente